terça-feira, 27 de abril de 2010

Distrito 9

Distrito 9 (District 9)
Direção: Neill Blomkamp
Roteiro: Neill Blomkamp, Terri Tatchell
Elenco: Sharlto Copley, Jason Cope, Nathalie Boltt
Duração: 112 minutos

Sinopse:
Uma nave paira sobre a cidade de Joanesburgo África do Sul, sem manter contato. Há uma forte expectativa de que sejam muito evoluídos ou hostis, mas durante três meses nada acontece e o governo resolve agir abrindo a nave, encontrando milhares de extraterrestres subnutridos. A solução é retirá-los de lá e abrigá-los num alojamento provisório. O tempo passa e, sem que haja qualquer solução, aos poucos, o alojamento se transforma numa favela (o Distrito 9). Os alienígenas são segregados e marginalizados. Os problemas aumentam e o governo decide afastá-los da cidade, colocando-os num campo de concentração. 


Narrada na forma de um documentário, a trama de Distrito 9 (District 9) lembra muito o apartheid, regime político que separava negros e brancos na África do Sul até o inicio dos anos 80, quando ação de Nelson Mandela, entre outros, terminou com essa forma de discriminação. Além disso, a favela (que poderia ser qualquer uma de qualquer lugar do mundo) com seus problemas está muito bem retratada, com exploração entre marginalizados: os traficantes nigerianos explorando os alienígenas, com drogas e prostituição, em troca de suas armas. 

Os alienígenas não são simpáticos num primeiro momento aos olhos do espectador. São feios, lembrando baratas crescidas (são chamados pelos humanos pejorativamente de "camarões"), nojentos (sobrevivem revirando lixo, urinam na rua), violentos e individualistas.

O público tende a simpatizar com o protagonista humano, uma espécie de "oficial de justiça" de uma empresa privada, a MNU, que tem de entregar as intimações aos "favelados" para que deixem suas casas. O personagem é um típico "laranja", que mal percebe que na realidade está no comando de uma força militar de extermínio. Não esconde seus preconceitos e até reage com prazer ao ver um ninho de aliens ser queimado. Quando os desmandos vão crescendo e as verdadeiras intenções da MNU aparecem, tanto o personagem quanto o público mudam de postura. 

Mas o filme não é formado apenas por uma trama sócio-política. A luta final para a fuga do Distrito 9 é muito bem feita, não deixando o fã desse tipo de ação insatisfeito. Os alienígenas são muito bem caracterizados e todos eles são criados por computação gráfica de tal forma que temos a impressão que podemos encontrar um deles na esquina. 

Uma excelente ficção científica, que mostra que essa forma narrativa não é apenas "escapismo". 

Para ver o trailer, clique aqui.

2 comentários:

  1. Achei esse filme "du" caralho! Ficou muito ser em forma de documentario o que fez com que as decisoes do protagonista parecessem mais reais, como se, eu ou vc estivessemos no lugar dele fariamos escolhas parecidas.
    Ótimo!
    Tomara q tenha continuação! (há uns boatos sobre isso)

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Expressionador,
    Neill Blommkamp conseguiu, em seu filme de estreia, deixar muito nerd sem fôlego com a ação desenfreada e ritmo alucinante, o que não é tão fácil de se conseguir hoje em dia.
    Valeu.

    ResponderExcluir