quarta-feira, 21 de abril de 2010

Portal Stalker

Ficha Técnica

Portal Stalker

Autores: Nelson de Oliveira (org), Brontops, Ivan Hegenberg, Luiz Brás, Marco Antonio de Araujo Bueno, Maria Helena Bandeira, Mayrant Gallo, Roberto de Sousa Causo, Rodrigo Novaes de Almeida, Sérgio Tavares e Tiago Araújo
Editora: Daikoku
Ano: Outono de 2009
100 páginas

Sinopse: Portal Stalker é o terceiro número do Projeto Portal – coordenado pelo escritor Nelson de Oliveira, em que um grupo de escritores é convidado a escrever um ou mais contos de ficção científica ou generos afins para comporem um "Portal", que leva o nome de um livro famoso de Ficção Científica. Neste terceiro número o livro homenageando é Stalker, de Stanislaw Lem e dez autores escrevem 18 contos.

A revista Portal Stalker em suas páginas abarca diversos gêneros, contendo de uma aventura quase estereotipada de FC Hard, "Fênix: Missão Urano" de Rodrigo Novaes de Almeida, passando por um bom conto de Cyberpunk, "O Novo Protótipo", de Roberto de Sousa Causo, adquirindo contornos poéticos nos contos de Maria Helena Bandeira ou de puro nonsense nos contos de Marco Antonio Bueno e Tiago Araújo.

O primeiro conto é "No Jardim" de Mayrant Gallo, onde um fazendeiro encontra um alienígena em seu quintal e o prende em uma gaiola. É uma pessoa comum diante de um acontecimento incomum, que não sabe muito bem como agir. Bem conduzido, com um bom final.

"O Novo Protótipo", de Roberto Causo, nos coloca diante de um assassino pago em busca de sua vítima, num bairro da Liberdade (São Paulo) futurista. Boa construção de personagens e tecnologias.

"Ontem Ferido" é um conto fantástico narrado de uma maneira muito especial por Maria Helena Bandeira. O que me chamou a atenção foram as cores assumirem o papel de objetos, criando um clima muito bom para o desenvolvimento da história. Em "Alguém que fui", conto seguinte da autora, o enredo narra de maneira original um velho paradoxo.

Sérgio Tavares nos traz "Sagrado", que conta com muito humor o uso empresarial da religião.

Brontops nos trás três contos: "Kripton", a última noite da Terra antes do apocalipse. "Os Quereres", sobre a eterna questão das preferencias dos pais pelo sexo do filho que vai nascer, numa sociedade com tecnologia muito avançada, mas que no fundo ainda guarda velhos papeis comportamentais padronizados para homens e mulheres. "Buraco no Céu ou 22 de Dezembro de 2012", um conto com ares apocalípticos de uma invasão alienígena, com final inesperado.

A seguir, temos "Wharias Avariada", de Marco Antonio Bueno, um conto pós-humano bem humorado.

No conto seguinte do mesmo autor, o nome "Nonsensal" diz exatamente o que esperar dele: apenas nonsense.

Marco Antonio ainda assina "Holograma", onde um Pigamilião pós-moderno cria uma companhia "perfeita".

E, em "Tempo Virtual, Mate Real", o autor nos conta num lance de humor nonsense uma invasão executada pelo "Senhor".

Tiago Araújo mantém o tom do nonsense, criando caricaturas de comportamentos da sociedade pós moderna. Em "Artigo 15.720", toda a sociedade aparentemente está empenhada em fazer um produto que é extraído da própria pele dos cidadãos. Em "Artigo 16.831", os casais usam paredes de acrilico transparente pra mantê-los isolados um um do outro. E em "Artigo 20.053" as relações dos humanos com os anjos são dissecadas.

"Fenix: Missão Urano", de Rodrigo Novaes de Almeida, é um conto tradicional de Ficção Cintífica Hard, contendo alguns clichês do genero, talvez postos de propósito pelo autor. As referencias ao filme Armagedon são tão claras que chegamos a ver o Bruce Willis no meio dos personagens, bem como o pouso arriscado, a tripulação dedicada, o piloto hábil que dirige qualquer negócio, o herói que se sacrifica, etc.. E um to be continued no final.

Luiz Brás nos apresenta "Singularidade Nua", onde há um jogo de gato e rato entre um oficial e três irmãos gêmeos.

Fechando o Portal está "Esquizóide", de Ivan Hegemberg. O conto descreve um ser em estado de confusão mental. As referencias cruzadas e aparentemente ilógicas e caóticas de um provável doente mental estão muito bem caracterizadas.

A revista Portal Stalker consegue dar um bom panorama da Ficção Científica brasileira que está sendo produziida hoje.

Para maiores informações sobre o Projeto Portal, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário