Sinopse: Primeira série 100% brasileira produzida pela FOX, mostra a ação da policia civil de São Paulo. No primeiro episódio, a equipe formada por cinco investigadores, quatro homens e uma mulher, tem que desvendar dois crimes aparentemente sem ligação: o assassinato de uma modelo e o estupro de uma menina e o assassinato de sua mãe.
Histórias policiais, de um modo geral, buscam mostrar de diversas maneiras o velho refrão "o crime não compensa". Quer seja um detetive frio e cerebral como Sherlock Holmes, ou de sangue quente e mulherengo, como Sam Spade.
9mm não é uma exceção. A produção da FOX, procurou criar uma série com histórias brasileiras, nos mesmo moldes dos enlatados norte-americanos do mesmo calibre. Histórias com começo, meio e fim, dois ou mais plots correndo em paralelo que algumas vezes se enlaçam e um final que revela o triste fim dos criminosos, punidos por alguma "justiça".
A primeira coisa que se nota é uma preocupação em retratar com a maior verossimilhança possível a ação da polícia civil de São Paulo. Não há muita tecnologia, os cinco personagens principais se envolvem emocionalmente com os caso que devem resolver, tem vidas pessoais atribuladas, os métodos investigativos não são muito ortodoxos, lembrando um pouco os detetives do gênero noir norte americano, tem vocabulário chulo e ação se transcorre principalmente em favelas.
A direção é segura, com movimentos rápidos de câmara e cortes bruscos, tornando a narrativa nervosa, aumentando o estresse da própria trama.
O elenco foi bem escolhido, com algumas boas interpretações, em que pese alguns momentos de uma atuação meramente burocrática, onde os atores apenas dizem o seu papel sem muito envolvimento.
O filme de estréia cumpre algumas promessas, que esperamos ver serem cumpridas ao longo de toda ela. A trama do primeiro episódio é bem construída, o caráter dos personagens é mostrado ao longo da ação sem explicações e rodeios desnecessários. Temos a impressão de que são realmente gente de carne e osso, tanto os "heróis", como as vítimas e os "vilões". Não há espaço para o humor, nem pra um leve alívio cômico, o que torna a narrativa ainda mais pesada e tensa.
Resta-nos esperar para ver como o público reage à série. Há razões para supor que tanto responderá positivamente como negativamente. Positivamente, se a série for encarada como um meio de catarse, tal qual foram os detetives noir nos anos 30. Se ninguém resolve o problema da segurança da cidade, o detetive durão o fará, ainda que use métodos escusos.
Negativamente, se o publico preferir fugir desta realidade em vez de vê-la retratada na tela. Filmes policias americanos tem a vantagem de retratarem histórias que acontecem bem longe da casa do telespectador brasileiro.
Resenha publica originalmente no Homem Nerd em 20/01/2009, por ocasião da estréia da Série.
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