quarta-feira, 28 de abril de 2010

7 Vidas – A aventura de uma pessoa e seus passados

7 Vidas – A aventura de uma pessoa e seus passados
Autores: André Diniz (roteiro) Antonio Eder (desenhos)
Editora: Conrad
Páginas: 124
Formato: 155 mm X 230 mm
Ano: 2009

Sinopse:
André Diniz faz um relato sobre sua experiência com Terapia de Vidas Passadas, a que se submeteu em busca de respostas e de autoconhecimento.

André deixa Santa Teresa, no interior do estado do Rio de Janeiro, e vai morar em Copacabana, onde tem um contrastante contato diário com a violência urbana. Essa experiência faz com que ele mude para Petrópolis, cidade mais tranqüila. Atitude que o faz sentir a necessidade de busca das suas raízes e junto com uma série experiências de devaneios espontâneos o leva a procurar uma terapia. Sua escolha recai sobre a Terapia de Vidas Passadas.

André não está comprometido com seitas ou filosofias reencarnacionistas e, antes de optar pelo tratamento, até tinha restrições quanto a esta forma de pensamento, porém sua terapeuta deu a real dimensão do tratamento: ainda que as vivências relatadas pelo paciente possam não ser reais, são produtos de seu inconsciente e podem ser úteis tanto para um tratamento específico como para autoconhecimento. 

A partir de uma escada imaginária de dez degraus, que o paciente desce simbolicamente em direção a seu insconsciente, é induzido um estado alterado de consciência no qual ele toma contato com uma lembrança que pode ser um fragmento de uma "vida passada", normalmente relacionado com alguns de seus problemas emocionais, mentais ou físicos. No caso de André, um desconforto persistente na sua perna direita é o ponto de ligação entre as várias vidas que vai "relembrando". Fora do consultório, na "vida atual", André começa a resgatar fatos importantes de sua infância e, aos poucos reconcilia-se com ela.

Em suas vidas passadas, algumas apresentam lances dramáticos outra são mais tranquilas. Assume posições em várias classes sociais e traços de personalidades considerados positivos, como bondade e coragem, outros, negativos, como arrogância e sadismo. Algumas vezes foi vítima, outras, algoz. Há até alguns lances onde há humor.

Relatos de terapias tendem a cair ou em uma descrição fria do processo ou em apologia de uma determinada forma de tratamento. André consegue escapar destas duas armadilhas, pois quer apenas contar uma boa história, ainda que seja sobre uma experiência pessoal muito íntima. E consegue. 

O traço limpo de Antonio Eder torna a leitura da HQ bem suave e cativante.

Nerdshop:
7 Vidas: A aventura de uma pessoa em seus passados, de André Diniz e Antonio Eder (Conrad)

Nenhum comentário:

Postar um comentário