quinta-feira, 29 de abril de 2010

Lost, o projeto Dharma e o I Ching

Este artigo foi publicado originalmente no Homem Nerd, em agosto de 2006. Como os números fazem parte de um dos mistérios ainda não resolvidos, vale ainda a teoria.

Lost, o projeto Dharma e o I Ching

Boa parte da trama de Lost está baseada numa seqüência de números que interliga todos os personagens e os eventos da ilha. E entre estes eventos está a descoberta do projeto Dharma. Quem está acompanhando a série sente a onipresença do símbolo associado ao projeto:


O significado de cada um dos trigramas está na tabela a seguir:



Os trigramas combinados dois a dois formam os hexagramas, que é um conjunto de 64 símbolos, numerados de 1 a 64. Notem bem: numerados! Cada um deles tendo uma interpretação total e uma parcial para cada uma das linhas em mutação (o I Ching também é conhecido como o Livro das Mutações). Numa seqüência, o hexagrama seguinte é gerado pela mudança de uma ou mais linhas.

Os números da série Lost são: 4, 8, 15, 16, 23 e 42. Notem que nenhum deles é maior que 64, portanto associá-los ao I Ching não é nenhuma heresia...

Tem outra coisa em Lost que aponta para o I Ching. Os chineses foram os primeiros a dar conta da existência do magnetismo terrestre e o associaram a muitos fenômenos da natureza. Inventaram a bússola (e notem a "coincidência" da disposição dos trigramas com os pontos cardeais) e o Feng Shui, que seria, resumidamente, a ciência do controle do fluxo energético da Terra, em especial do magnetismo (que no Ocidente virou apenas uma maneira de decorar a casa, completamente esvaziado de seu significado original).

Em volta do cisne aparecem usa seqüência de traços abertos _ _ e fechados ___ , compondo ao todo oito símbolos (que por "coincidência" estão na bandeira da Coréia...). Estes símbolos estão associados ao milenar oráculo I Ching. Cada um deles corresponde a um trigrama, formadas por três linhas numeradas de cima para baixo.

A tabela que mostramos a seguir traz a composição dos hexagramas. Números de Lost em vermelho:





A série começa com o número 4. O hexagrama 4 é composto pelos trigramas "Montanha" e "Abismo" (ou Água, dependendo da tradução). Montanha e água representam o quê? (Dou um doce pra quem responder...). Uma ilha! Montanha sobre abismo pode ser interpretado também com um desastre. A interpretação clássica é "Inexperiência Jovem", ou uma grande imprudência.

Interpretação do I Ching:
A Insensatez Juvenil prevalece.
Não sou eu quem procura o jovem insensato, é o jovem insensato quem me procura. À primeira consulta eu respondo.
Se ele pergunta duas ou três vezes, torna-se importuno.
Ao que se torna importuno não dou nenhuma informação.
A perseverança é favorável.

Vamos ao número seguinte:
O Hexagrama 8 é formado por Abismo sobre a Terra, ou Água sobre Terra (um rio). O chineses vêem aqui a simbologia de vários rios afluindo em um ponto só. E interpretam este Hexagrama como solidariedade ou cooperação, necessárias num momento de infortúnio.

A interpretação Chinesa:
Manter-se unido traz boa fortuna.


Indague ao oráculo mais uma vez se você possui elevação, constância e perseverança; então não há culpa.
Os inseguros gradualmente se aproximam.
Aquele que chega tarde demais encontra o infortúnio.

O Hexagrama 15 é formado por Terra sobre Montanha. A terra esconde uma montanha. Os chineses vêem nisso a expressão da Modéstia. Pode significar também um segredo (a terra plana na realidade oculta uma montanha)

Interpretação Chinesa:
A MODÉSTIA cria o sucesso.
O homem superior conduz as coisas à conclusão.
A montanha no interior da terra: a imagem da MODÉSTIA.
Assim o homem superior diminui o que é demasiado e aumenta o que é insuficiente.
Ele pesa as coisas, igualando-as.

O Hexagrama 16 é formado por Trovão sobre a Terra. O trovão é visto pelos chineses como algo que pode despertar o entusiasmo. A queda de um raio pode despertar aquele que estava desanimado.

Agora vejam pra que o entusiasmo seria necessário:
ENTUSIASMO. É favorável designar ajudantes e pôr os exércitos em marcha.

Em tempo: o I Ching foi a maneira que o Rei When, enquanto estava prisioneiro, encontrou para escrever seu plano de fuga, de tomada do poder e de governo, de forma a não despertar suspeitas... Não é à toa que era uma das leituras obrigatórias para os soldados japoneses durante a segunda Guerra e para os revolucionários de Mao...

Agora o porque:
Hexagrama 23. Montanha sobre a Terra. Os chineses vêem um desmoronamento. Descrevem forças inferiores lutando contra forças superiores, usando de subterfúgios e estratagemas escusos solapando a montanha, provocando a sua desintegração. Isso é bom ou ruim? Depende de que lado você está. Será que Jack está na base da montanha solapando-a? Ou são Outros que se utilizam de recursos escusos pra destruí-los?
A interpretação chinesa:
A montanha repousa sobre a terra: a imagem da DESINTEGRAÇÃO. Assim, os superiores só podem garantir suas posições mediante dádivas aos inferiores.

Hexagrama 42.
É formado por Vento sobre Trovão. O significado deste hexagrama foge um pouco da superposição de trigramas, mas considera a própria mutação como importante. A linha mais abaixo do hexagrama é forte, junto com outras duas fracas forma o trigrama inferior. O superior é o contrário, os dois pontos mais altos são fortes e o mais abaixo é fraco. O chineses vêem a imagem de uma barra forte que desceu, tirando a força de cima para pô-la embaixo. O nome do trigrama é Aumento, significando o sacrifício do superior em favor do inferior, pois no fundo, governar é servir.

Vejam a interpretação chinesa:
AUMENTO. É favorável empreender algo.

É favorável atravessar a grande água.

Em outra palavras: é melhor cair fora da ilha...


Mutações

O I Ching também é conhecido como O Livro das Mutações e parte do princípio que tudo muda e repete-se ciclicamente. A mutação é indicada pelas linhas de um hexagrama, que mudam gerando outro. Por exemplo uma linha forte (traço cheio) transformando-se em fraca (linha interrompida), e vice versa. As linhas são numeradas de cima para baixo. Veja a tabela seguir, com os hexagramas de LOST.




Mutações de 4 para 8

Houve 3 mutações no hexagrama 4: nas linhas 2 (de forte para fraca), 5 (de fraca para forte) e 6 (de forte para fraca).

Consultando o I Ching, Hexagrama 4, sobre as linhas:

Linha 2:
Suportar aos insensatos com benevolência traz boa fortuna.
Saber como tratar as mulheres traz boa fortuna.
O filho está apto a administrar a casa.

Quem é o filho que administra a casa?

Jack! Não é esta a descrição de seu comportamento no primeiro episódio?

Linha 5
Insensatez infantil traz boa fortuna.

Há uma criança e um bebê para nascer...

Linha 6
Ao castigar a insensatez, não é favorável cometer abusos.
É favorável apenas coibir abusos.

Jack ser revela no início da série como um líder tolerante e dedicado. Mesmo com o Sawyer. O uso da tortura por parte de Sayd ocorre em um momento extremo e o resultado não lhe é favorável (como recomenda o I Ching).

Hexagrama 8, mudando em 15.

(Mudança importante, já eu está associada ao número do vôo: 815)

Houve duas mutações no hexagrama 8, nas linhas 3 e 5.

Linha 3:
Ela é bastante sintomática:
Você uniu-se às pessoas erradas.

O grupo formado é extremamente heterogêneo e aparentemente sem contato anterior. A única coisa em comum (aparentemente!) é que estavam no mesmo avião, que caiu. Na série, passo a passo, o caráter de cada um é revelado e boa parte deles é formada por pessoas em quem não se pode confiar...

Vamos ver o que nos revela quinta linha:

Manifestação de solidariedade.
Durante a caçada o rei usa batedores somente em três lados e renuncia à caça que foge pela frente.
Os cidadãos não precisam ser advertidos.
Boa fortuna.

Será alguma referência à caçada de John Lock? Pode ser, porém convém um exame mais atento. Por que apenas três lados? Na caça em grupo, o animal acuado, sem chance, torna-se extremamente violento. Então, cerca-se o animal por apenas três lados, dando a ele uma chance de fuga em uma direção conhecida (para posterior perseguição).

A metáfora é claramente mostrada quando o javali ataca Michael, pois está acuado e sem chances.

Estaremos falando apenas de javalis?

Hexagrama 15, mudando em 16

Houve duas mutações no hexagrama 15, nas linhas 3 e 4.

A da linha 3 significa:
Um homem superior, de mérito e modesto leva tudo à conclusão.
Boa fortuna.

A linha 4 significa:
Nada que não seja favorável para a modéstia no movimento.

Estas são de difícil interpretação, pois quem é modesto lá? Porém modéstia em chinês também significa segredo ou discrição. Vamos reler a linha três, sob este ponto de vista:

Um homem superior, de mérito e discreto leva tudo à conclusão.
Boa fortuna.

Como Lock agiu em relação à portinhola da estação Cisne?

Relendo a linha 4:
Nada que não seja favorável
para a discrição no movimento.

Lá é muito conveniente andar pé ante pé...

Hexagrama 16, mudando em 2

Houve mutações nas linhas 4 e 6.

Linha 4:
A fonte do entusiasmo. Ela alcança grandes coisas.
Não duvide. Os amigos juntam-se à sua volta assim como o grampo junta o cabelo.

Esta passagem indica um sucesso de algum empreendimento iniciado pelo líder. John Lock ou Jack é o grande homem? A descoberta do projeto Dharma ou a ida às cavernas?

Porém...

Linha 5:
Seis na sexta posição significa:
Entusiasmo ofuscado.
Mas se depois da conclusão o homem se modifica, não há culpa.

Houve um fracasso. O desmoronamento da caverna ou a descoberta de que a digitação dos códigos era apenas um possível experimento psicológico?

E que homem se modificou? Lock (que perdeu a fé cega), Jack (que perdeu a arrogância da pretensa infalibilidade) ou Charlie (que deixou as drogas)?

Hexagrama 23, mudando em 42

No hexagrama 23 mudaram as linhas 1 e 5.

Neste Hexagrama, que significa desintegração, a linhas são descritas como um homem de poder que repousa em sua cama e alguém tenta destruí-lo inicialmente serrando os pés da cama. É o símbolo da conspiração silenciosa, baseada em intrigas e subterfúgios escusos.

Na Linha 1:
A perna da cama se desintegra.
Os perseverantes são destruídos.
Infortúnio.

Quem são os perseverantes? Os sobreviventes, com grande probabilidade. Na parte da cauda do avião, os seqüestros dos passageiros pelos Outros foi muito sistemático. Na parte da frente, os seqüestros não forma sistemáticos, mas Ethan conseguiu se infiltrar e seqüestra a moça grávida. Posteriormente, as incursões dos Outros foram se agravando e o conflito foi claramente estabelecido com a saída do grupo dos sobreviventes da passividade, tentando passar à ofensiva.

Na linha 5
Um cardume. Favores vêm através das damas do palácio.
Tudo é favorável.

Bem estranho este, não é? Porém, simboliza a rendição (de quem?). Um cardume para os chineses representa metaforicamente o mesmo que para nós significa “rebanho”. Um bando de cordeirinhos indo para o abate...

Por que as Damas do Palácio? No filme Lanternas Vermelhas podemos ver claramente o que isto significa. O filme descreve o comportamento das concubinas de um senhor feudal, para conseguirem seus favores sexuais (que muito mais que sexo em si representava o poder de uma (a favorita daquela noite) sobre as outras). O comportamento de uso de subterfúgios e estratagemas escusos era comum. A imagem da linha é delas, todas juntas feito um cardume, indo prestar homenagens a seu senhor (machista não?), indicando que estão abandonando as intrigas.

Hexagrama 42, mudando em 4

Por que o retorno ao 4? Por que tudo muda e retorna ciclicamente ao mesmo ponto, segundo a filosofia chinesa. É o eterno devir, o Yn e Yang em movimento, um se transformando no outro, eternamente.

No hexagrama 42 há mutação das linhas 1, 2,5

Na linha 1, temos:

É favorável executar grandes obras.
Sublime boa fortuna.
Nenhuma culpa.


Provável início de um grande projeto (Uma fuga? Um resgate temerário dos seqüestrados pelos Outros?A jangada?). A sublime boa fortuna, neste hexagrama (42, Aumento) significa “ajuda vinda do alto”. O pára-quedas do projeto Dharma? Algum resgate vindo dos céus?

Na linha 2, temos:
Alguém sem dúvida receberá uma dádiva
Dez pares de tartarugas não podem se opor a isso.
Contínua perseverança traz boa fortuna.
O rei o apresenta diante de Deus.
Boa fortuna.

Um excelente prognóstico para este alguém. Quem será? Pode ser o grupo todo? Quem é o rei? E quem é “Deus”?

Na linha 5, temos
Se você tem na verdade um coração bondoso, não pergunte.
Sublime boa fortuna.
A bondade será realmente reconhecida como virtude sua.

As coisas estão melhorando. Será que podemos esperar o padronizado final feliz?

Talvez... Porém convém observar:

Os Outros se referem a si mesmo como os “mocinhos” e dividem os passageiros entre bons e maus, segundo critérios desconhecidos. Todavia não hesitam em manipular, seqüestrar e assassinar pessoas. Parte dos passageiros tem passado obscuro e comportamento nocivo ao próprio grupo.

Quem realmente são os bons?

(Todas as traduções foram adaptadas da tradução do I Ching, publicado pela Editora Pensamento).

4 comentários:

  1. De onde tu tirou tanta coisa? Que pesquisa! Se gerou uma conclusão correta é uma coisa, mas o conhecimento gerado...
    Vamos esperar pelo último episódio.

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei impressionado...

    ResponderExcluir
  3. Os seis números/hexagramas poderiam significar o conteúdo das seis temporadas? (só pra engrossar o caldo...).

    Acho que poderiam se revisar as especulações com o conhecimento do que aconteceu na série até agora.

    ResponderExcluir
  4. Não acompanhei a série, só vi o último episódio hj na reprise da reprise. aí fiquei interessada por causa dos símbolos no vitral da igreja e fui procurar na Web. Pela mídia, os números não ficaram esclarecidos... pensei em fibonacci e, qdo vi que não era, pensei no IChing. Procurei na wickpédia e vi que podia ser... aí fiz a última busca ("números de Lost IChing") pensando assim ó: "se ninguém associou os números de Lost ao IChing eu vou fazer um post disso!"

    Conclusão: tudo isso que escrevi aqui foi só pra te dizer que vc matou meu post hahaha. Mas, eu jamais o faria tão bem e com tanta riqueza de detalhes. :)

    Obrigada e parabéns pelo blog! Voltarei.

    ResponderExcluir