quarta-feira, 28 de abril de 2010

Paradigmas 3

Paradigmas 3
Autor: Richard Diegues (org)
Editora: Tarja
Páginas: 120
Ano: 2009


Sinopse:
Volume 3 da coleção Paradigmas que reúne contos que têm em comum não terem nada em comum (aparentemente).
 

O nome foi escolhido pela Tarja Editorial para justificar este tipo de reunião, tentando romper os limites entre gêneros, em especial, Ficção Científica, Terror e Fantasia. 

A quebra de paradigmas funciona no sentido em que há realmente uma boa amostra de gêneros. 

Entretanto, poucos dos contos presentes em Paradigmas 3 realmente romperam os limites gêneros a que estão presos. Quase todos, sem muito esforço, podem ser classificados num gênero específico, com uma provável exceção do conto de Hugo Vera, "O Homem Bicorpóreo", já publicado na coletânea Solarium, onde a parapsicologia ganha o espaço da magia num conto de FC (os puristas dirão que parapsicologia é também ciência).
Apesar de não terem rompido os limites, os contos são bons, o que indica um cuidado na escolha dos textos por parte de seu organizador, Richard Diegues. Este é um dos mérito desta coletânea, num momento em que no mercado estão surgindo várias coleções sem um cuidado de uma seleção mais criteriosa por parte de seus organizadores.

"Baby Beef, Baby", de Richard Diegues. Um muito bem humorado conto cyberpunk, onde um programador tem que testar um módulo de segurança de um programa que controla um rebanho de gado. O bom humor fica por conta da contextualização "histórica" da situação mundial e porque o gado é tão importante naquele contexto e da maneira como os o personagens navegam no mundo real e virtual.

"O Mito da Fecundação", de Ludimila Hashimoto. Uma fábula onde duas sociedades primitivas dependem uma da outra e uma delas tenta romper com esta dependência apropriando-se do conhecimento da outra.

"Reminiscências de um mundo verde", de Ronaldo Luiz de Souza. Um conto com fundo ecológico, onde somente privilegiados podem possuir um jardim. Apesar da mensagem ser óbvia, a maneira de contá-la é original, sobretudo o desfecho.

"O Animal Morto", Saulo Sisnado. História de Terror, onde uma menina encontra em seu jardim uma carcaça de um estranho animal. Na abertura, o autor nos dá uma pista do que nos espera, pois afirma que tem preferências por histórias onde o monstro é mais explícito.

"Lamentações de Jeremias", de Lúcio Manfredi. Uma ficção científica onde o humor predomina e conta a história de um autor frustrado com um crítico que costumava arrasar suas obras.

"Esperança Corrompida", de Leandro Reis. Fantasia medieval sobre um vilarejo assolado por um demônio que derrota um a um todos os cavaleiros que ousam enfrentá-lo.

"Em Berço Esplêndido", de Camila Fernandes. Num conto narrado como se fosse um artigo de revista ou tópico de livro didático, a autora cria uma lenda como as que costumam povoar as histórias do interior de São Paulo.

"Choque de Civilizações", de Marcelo Jacinto Ribeiro. Fantasia onde predomina o humor, sobre uma invasão involuntária feita por um contador carente de imaginação ao reino dos gnomos.


"Hatzemberg", Davi Gonzáles. Após a morte misteriosa de um colega, um padre é assolado por fortes dores de cabeça, acompanhado de pesadelos com seres que exigem que abandone a religião cristã, toda vez que ministra seus ofícios religiosos.

"A Velha Remington", Wolmir Alcântara. Terror onde um escritor mantém seus originais ocultos porque atribui um poder mágico a uma velha máquina de escrever. Lembra bastante o seriado Além da Imaginação.

"O Cavaleiro e o Senhor do Inverno", de Gianpaolo Celli. Outra fantasia medieval, onde um cavaleiro para honrar o código de conduta, auxilia uma inimiga a salvar seu irmão.

"De Vento e de Pedra", de Viviane Yamabuchi. Fantasia Mitológica sobre o relacionamento de uma fada com uma estátua.

"O Homem Bicorpóreo", de Hugo Vera. FC onde a ciência em foco é a parapsicologia.

Nerd Shop:
Paradimas 3, de Richard Diegues -- Organizador (Tar
ja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário