quarta-feira, 14 de abril de 2010

Solarium

Solarium - Contos de Ficção Científica
Autor: Frodo Oliveira (organizador)
Editora: Multifoco, selo Anthology
Páginas: 176
Ano: 2009

Sinopse:
Antologia de 25 contos de ficção científica, de 23 autores diferentes. 


Reunindo contos de autores em sua maioria sem ter publicado em papel antes, esta antologia tem um mérito que já a destaca de outras com estas mesmas características. A regularidade da qualidade. Os contos selecionados tem uma qualidade de média a muito boa, sem nenhum "anti-destaque". Isso garante uma leitura flui de um conto para outro, sem tropeços.

Reunir uma grande quantidade de autores também traz algumas vantagens. Uma boa parte dos subgêneros está representada: temos contos de ficção científica hard, lembrando Asimov e Clark em alguns momentos, outros lembram Jornada nas Estrelas, tem um conto cyberpunk, alguns de FC soft, outros apocalípticos e pós apocalípticos e até pendendo para a fantasia, com lances poéticos lembrando Ray Bradbury.


Como desvantagem, corre-se o risco de uma boa idéia de um autor ser repetida por outro. Isso aconteceu com um final "surpresa" que aparece mais de uma vez em contos de enredos similares. Talvez uma seleção mais cuidadosa ou a redução do número de contos evitasse este deslize.
Eis os contos:

A Terra do Nunca – Chico Annes: A partir da frase "Penso logo Existo", o autor cria uma raça onde só pensamento garante a sua exitência.

Atlantis – Marcelo Andrade: Um conto sobre Atalntida, com enredo previsível

A Última Esperança da Terra – Humberto Amaral: uma raça invasora em busca de um lar encontra a "casa" ocupada. Quem seria este invasor?

Centro Médico das Civilizações – Danny Marks: Drama ecológico. Heroína com grande empatia por ser espacial em sofrimento.

Conspiração – Marcus Vinícius da Silva. Começo lembra documentário da Discovery. Bom desenvolvimento, final surpresa prejudicado.

Desvios – Ricardo Delfin: Conto do subgênero "História Alternativa". Faltou algo para engrenar e sensibilizar o leitor. Lembra Wikipédia. O mais fraco da coletânea.

Embriões – Humberto Amaral: Lembra jornada nas Estrelas. Uma carga perigosa está sendo transportada sem que a Tripulação tenha conhecimento. Texto bem humorado.

Endereço Certo – Larissa Redeker. Uma boa história de OVNI.

Esperança – André Garzia: Redescoberta da Matemática. Lembra " Sensação de Poder" de Asimov.

Fullen – Luiz R. R. Faria Jr. Um hacker deve literalmente o olho da cara. Um bom conto cyberpunk.

Globus-5: A Descoberta de um Novo Mundo – Ronaldo Luiz Souza: Hard. Discurso moralista com mensagem óbvia.

Guardiões do Universo, Um Conflito Eterno – Márcio Aragão: Hard. Alienígenas bem construídos. Boas cenas de batalha. Discurso "patriótico" à Independence Day no final.

Mutante Alcoólatra – Magalhães Neto: literalmente conta um "causo", com bastante humor.

O Alienígena – Emanoel Ferreira: O sol não brilha mais e um alienígena pode ser a causa. Final surpresa prejudicado.

O Homem Bicorpóreo – Hugo Vera: Um bom conto que envolve parapsicologia com um bom desenvolvimento.

O Limite que nos Cerca – Lino França Jr: Bom conto sobre discriminação e imortalidade. Lembra Ray Bradbury na temática e na maneira de contar a história.

O Novo Começo – Humberto Amaral: Pós apocalíptico. Final com humor cínico.

Os Estranhos – José Geraldo Gouvêa: Pós apocalípitico. Lembra história de Zumbis.

Oxia Palus – Nuno Lago: Um bom conto envolvendo sexo, jogo e telecinesia.

País de Gelo – Victor Stéfano: Um conto mais de fantasia que FC. Muito bem escrito.

Posto 7 – Pablo Casado: Um fotografo busca a foto perfeita.

Produto Descartável – Gabriel Zigue: Pós Apocalíptico em um futuro distante. Um menino redescobre a origem da raça humana. Talvez tarde demais.

Reprodutores – Frodo Oliveira: Pós apocalíptico. Que tal ter como profissão fazer sexo em nome do Estado?

Roleta Russa – Chico Annes: O destino da Humanidade pode ser decidido pela sorte combinada com seu desejo de auto destruição.

X – A Última Incógnita – Sabine Mendes: Um vírus de computador benéfico e espalhado no mundo inteiro. Mensagem otimista para fechar o livro após tantas distopias...

Merecem destaque: "A Terra do Nunca", por colocar de forma original a questão da evolução e da sobrevivência a qualquer preço. "O Homem Bicorpóreo" por apresentar a parapsicologia bem contextualizada."Oxia Palus", por colocar sexo de forma pertinente num contexto de ficção científica. "O Limite que nos Cerca" e "País de Gelo", pela condução do texto de forma quase que poética. "Fullen", por ser extamente o oposto: cínico e, até, cruel. "Mutante Alcoólatra", pela forma humorística de conduzir o tema. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário