domingo, 11 de abril de 2010

Tempo das Caçadoras

Tempo das Caçadoras
Autor:Miguel Carqueija (org)
Editora: Scarium
Páginas: 72
Ano: 2009

Sinopse:
Dividido em dois contos, "O Clube da Luluzinha" e "O Olho Mortal", Miguel Carqueija dá continuidade às aventuras das adolescentes Fátima, Andréa e Carol e da detetive Irina. O quarteto segue em busca do vilão, o Conde de Bruxelas, que escapou no livro anterior (O Fantasma do Apito).


Nesta continuação, Miguel Carqueija dá alguns detalhes a mais do universo paralelo que criou: um século XXI onde ainda se viaja de carruagem por estradas precárias, que não passou pelas duas Guerras Mundiais nem teve regimes totalitários de direita e de esquerda. Todavia esse local não é um paraíso, pois os governos estão tomados pela corrupção e duas forças "invisíveis" de digladiam nos subterrâneos: a Rede (que luta para manter o status quo e continuar o processo de crimes de colarinho branco) e a Liga Mundial (que combate o crime e tenta atenuar o mais que pode a influência dos poderosos corruptos sobre a sociedade).


Em "O Clube da Luluzinha", o quarteto agrega mais um elemento, um cachorro dálmata, que passará a acompanhá-las. Uma tempestade afasta o grupo de seu destino fazendo-as aportar numa hospedaria com ares misteriosos. Os piores pressentimentos são confirmados quando um assassinato ocorre.

Em "O Olho Mortal", o grupo depara-se com o Conde de Bruxelas e há um confronto entre as forças da Rede, a Liga (que começa a mostrar sua verdadeira face) e o Conde. Boas cenas de lutas e reviravoltas do enredo garantem o interesse da leitura.

Como pontos positivos, ressaltamos a qualidade do texto de Carqueija, que é bastante fluido e de agradável leitura, a criação de niverso ficcional original, as cenas de ação que a ajudam a manter o ritmo. Em alguns momentos está também presente o humor. Essas características são muito importantes para livros destinados a jovens.


Como ponto negativo está o jeito muito rápido com que se descobre a solução do mistério. Ainda que se conte com os poderes sobrenaturais de Irina e de Fátima, algo deveria ser descoberto mais sutilmente com junção de pistas e provas.


Outro ponto negativo está em relação às personagens adolescentes: elas são tratadas como "meninas" e tem-se a impressão que elas têm menos de 15 anos, quando na verdade são moças e estão na faixa dos 18. Isso é até sentido por uma das personagens que reclama desse fato. Mais um fator a ponderar é o uso de palavras difíceis e até raras sem que o contexto as peça. Isso incomoda muito a leitura, como se elas fossem pedras e nelas tropeçássemos.


Em relação ao Fantasma do Apito, o livro anterior, há uma evolução em relação ao narrar. Os personagens ganham um pouco mais de substância. Percebe-se um pouco da história de vida das moças, em especial de Andreia e Carol, que ganham mais destaque nestes dois contos.


Carqueija já demonstrou ser capaz de criar bons enredos e ter imaginação para sustentá-los. Este universo deveria ser melhor explorado e creio que ele tenha habilidade para isso.
Quem quiser adquirir Tempo das Caçadoras, de Miguel Carqueija, basta clicar no link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário