quinta-feira, 22 de abril de 2010

Incal

O Incal
Autores: Alejandro Jodorowsky (roteiro) e Moebius (arte)
Editora: Devir
Ano: 2006 e 2007

Sinopse: Uma saga. No mais abrangente sentido da palavra. A jornada do Herói com todos os elementos descritos por Joseph Campbell (o genial mitólogo, consultor da trilogia original Star Wars –Guerra nas Estrelas), presentes nos mais variados mitos das mais variadas culturas.

John Difool é um personagem típico das sagas do herói tolo (não é à toa que se chama Di-fool), que aparentemente por acidente, mas na realidade por destino, se depara com uma grande aventura, muito maior do que ele próprio (e o leitor) supõe, atingindo níveis cada mais abrangentes e profundos.

Ele não é o exemplo de persistência nem de nobreza de caráter, pois várias vezes pensou em abandonar seus amigos, tirar vantagens pessoais etc., dando uma dimensão humana e consistente ao personagem. Todavia ele sofre modificações importantes durante a trama, passando duas vezes pelo desmembramento e remembramento (outra referencia mitológica universal, usado até mesmo no filme dOs Simpsons).
Difool é diretamente inspirado no Louco do Tarot, e segue os passos na tradição de Percival, o mais tolo dos cavaleiros que por fim encontra o Graal (ou seria o Incal?).

O Incal seria um objeto mágico capaz de transformar quem o toque dando um poder incrível, por isso ambicionado por seres de toda a galáxia. Este objeto vai parar por "acaso" nas mãos de Difool, um detetive de enésima categoria, amoral, tendo como único valor seu próprio bem estar. Logo ele descobre que o que pegou por acaso e do qual espera auferir lucros é algo que lhe trará além de um poder imenso, muita encrenca.

Seu companheiro inicial de Jornada é Deepo, uma ave que fará o papel do cão que guarda o Louco, representando o instinto de sobrevivência, nem sempre seguido pelo herói. Outros arquétipos serão encontrados, vividos pelos mais diversos personagens, numa clara influência junguiana, que engrossaram suas fileiras, um comando formado por diferentes caracteres (lembram-se da Sociedade do Anel, Obi-wan, Luck, Hans Solo, C3PO e R2D2, os Goonies ou os cavaleiros da Távola Redonda?):

Meta-Barão: Um mercenário com um poder muito grande, que havia renunciado a vida de lutas. Representa a coragem e sangue frio, necessários para conduzir o grupo sem perder o objetivo em foco.
Tanatah: Inimiga do Meta-Barão, de quem seqüestrou o filho, para conseguir o apoio necessário a sua jornada particular em busca do Incal Negro (objeto complementar ao Incal, teoricamente representando "o lado negro da Força"). Observe seu nome: qualquer semelhança com Tanus ou Tanatos – Deus da Morte – não é mera coincidência.
Solune: Filho do Meta Barão guarda dentro de si o poder do Sol e da Lua, a capacidade de ver além da luz e das trevas. Terá papel fundamental na trama, representando por vezes o papel do Sol ou da Lua do Tarot, e também o Mundo, simbolizando a união de opostos de forma harmônica.
Animah: Representa o arquétipo feminino puro (o Anima Junguiano), controladora do inconsciente, representado por um subterrâneo habitado por ratos gigantescos, dos quais ela é rainha. Veste-se com muito pouca roupa, despertando o desejo de Difool.
Matador: Um homem com cabeça de Lobo, representando o instinto selvagem, muitas vezes necessário para enfrentar forças descomunais.
Os inimigos também representam aspectos junguianos e tarológicos, mostrando o profundo conhecimento dos autores destes aspectos (Jodorowsky é conhecido por suas incursões no cinema surreal).

Prezidente: Arrogante, egocêntrico e fútil. Representa o Ego, ou eu menor na tradição mística. Preocupa-se apenas com a aparência e como ele aparece na Holovisão (espécie de divertimento que mantém mais de 80% da população sobre controle – qualquer semelhança com a TV aberta...) do que realmente governar. Seu alheamento da realidade é tal que não percebe que seu palácio está sob ataque.

Tecno-papa: Tem o controle sobre o Incal Negro e representa as forças do "mal", seu arquétipo é o lado negro do Papa. Sua base é a Tecno-cidade e representa a Torre do Tarot.
Finalizando cabe ressaltar a figura do/da Imperador/triz, que controla este mundo como um real governante. Este personagem é a fusão de três arquétipos: O Imperador, A Imperatriz e o Mundo. Seu objetivo é comandar o mundo pela luz, em oposição às trevas, que o Tecno–papa tem a pretensão de libertar e controlar.

A função de Difool e de seu grupo é evitar a todo custo que as trevas dominem a galáxia e talvez todo o Universo, dando um caráter cosmológico à busca do herói. Só poderá enfrentar as trevas quem conseguir descobrir a verdadeira essência do lado escuro do Universo.

Na realidade a busca de Difool e de qualquer herói é a nossa própria busca interior, onde como missão principal devemos ver qual é a nossa verdadeira natureza e enfrentar as nossas trevas interiores, descobrindo nossa real essência.

Anti-spoiler: 

Não leia as introduções, orelhas e contracapas antes de ler toda a saga!

Nerdshop:
Incal, V1, de Alejandro Jodorowski (Devir)
Incal, V2, de Alejandro Jodorowski (Devir)
Incal, V3, de Alejandro Jodorowski (Devir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário