A origem deste jogo é O Castelo de Wolfenstein, para Apple II, de 1981, que apresenta o mesmo tipo de enredo, mas era em 2D, em terceira pessoa, visto por cima. Este jogo introduziu som de tiros e alguma coisa parecida com vozes (os alemães gritavam ao morrer, falavam algo que soava como "Heil Hitler" e "SS").
Lançado para a plataforma DOS, com gráficos pra lá de toscos, o jogo surpreendeu pela inovação. Era a primeira vez que alguém podia se sentir andando pelos corredores, correndo um risco de tomar um tiro. Distribuído em shareware, o jogo rapidamente ficou popular .
A ambientação é o interior de um castelo Europeu, transformado em fortaleza nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Um soldado aliado está infiltrado neste castelo e precisa sair o quanto antes. O jogador "encarna" o soldado.
O enredo é bastante simples, do tipo "ande do labirinto", "mate tudo que se mexa", "recolha o que puder", "mate o chefão" e "saia o mais rápido possível, vivo". Para garantir o interesse, o jogo, ao término de uma fase, dava um inventário do que o jogador fizera do tipo: matou 78% dos inimigos, percorreu 58% do labirinto, descobriu 20% das passagens secretas, etc..
Também, além das fases, havia vários "episódios", com missões diferentes, sendo que a última era matar Hitler (que vestia uma armadura e usava uma metralhadora giratória).
O jogo era bastante divertido e rendeu horas agradáveis para meus filhos e eu e também algumas disputas pela posse do PC...
Está anunciado em pré-produção o filme O Retorno do Castelo de Wolfenstein, com a direção e roteiros de Roger Avary, roteirista de Beowulf e co-roteirista de Pulp Fiction.
Para saber mais sobre o jogo, clique:
Site oficial da ID software, produtora do game
Página de downloads de vários jogos 3D retrô.
Site oficial da versão nova, Retorno ao Castelo de Wolfenstein.
Nenhum comentário:
Postar um comentário