terça-feira, 2 de março de 2010

Como se tornar o pior aluno da escola

Ficha Técnica

Como se tornar o pior aluno da escola
Manual completo, ilustrado, revisado e não recomendado para estudantes.
Autor: Danilo Gentili
Editora: Panda Books
Ano: 2009
168 páginas



Sinopse: coletânea de dicas bem humoradas para um aluno NÃO se dar bem na escola.

Senhores pais: Não pensem neste livro como um conjunto de maus conselhos a ser evitado. Nem pense em usá-lo como psicologia reversa para educar seu filho. Ele apenas é um livro de humor!

Atenção: Contém spoilers!
Danilo Gentili, neste manual de anti-autoajuda, faz o que ele sabe fazer melhor: humor. E é neste contexto que o livro deve ser lido. A cada página dicas e dicas vão construindo um universo divertido de situações por quais o aluno candidato a ser o pior da escola provavelmente vai passar, desde a matrícula até a carreira "promissora" que aguarda o leitor que seguir seus conselhos: trabalhador braçal (ser o pior é para os fortes), chefe (todos os truques o ajudarão a se tornar o pior pesadelo de seus funcionários), professor (vai ser dificil algum aluno lhe passar a perna), político (este não precisa explicações), e se nada mais der certo, humorista.

E como todo bom livro de humor, ele é questionador e nos faz pensar na escola com um todo, sobretudo o que está embaixo do tapete.

Com a autoridade que confere um ex-pior aluno (que, segundo ele mesmo, virou o pior estudante de faculdade e o pior profissional, o humorista), Gentili começa questionando a própria existência das regras. Por que devemos obedecer? Só este questionamento, feito de uma maneira inteligente, já vale a leitura do livro, mesmo que você seja um pai desejoso de que seu filho seja o primeiro da classe.

Gentili é um iconoclasta. Compara a escola com um presídio (tem muros altos, grades nas janelas, todos se vestem iguais e tem um diretor), ridiculariza os primeiros da classe, ensina a colar, pregar peças, gerar bagunça, se vingar de valentões, enrolar na prova, enfrentar a diretoria e encarar numa boa se algo der errado (o que deve acontecer com frequencia), tudo que os pais e professores querem evitar a todo custo.

Seguindo linha editorial do Diario de um Banana, Como se tornar o pior aluno da escola tem até o mesmo formato, usa capa dura e a mesma cor do "concorrente". E segue também a mesma linha humorística. Afinal, ele tinha que colar de alguém...

Se eu daria pra meu filho ler? Pois é... eu já fiz isso. Meu filho adorou. Afinal, todas escolas, do Ateneu a Howards tem seus momentos de autoritarismo e de impor conteúdos inúteis a seus alunos. E algumas dicas são válidas até para aqueles que não querem ser os piores. Quem talvez não goste seja o primeiro da classe e o valentão de plantão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário