sexta-feira, 12 de março de 2010

Watchmen e a 5a Dimensão

Alerta: contém spoiler importante de Watchmen.

Nos anos 80, eu já era um pai nerd e pensava num legado para meus filhos. Este legado foi formado, por Akira, Cavaleiro das Trevas, Crise das Infinitas Terras e Watchmen. Watchmen, de Alan Moore, sempre teve um lugar de destaque para mim. Quando eu li pela primeira vez, fiquei impressionado com a trama perfeita e o desfecho surpreendente.


Eu o reli muitas vezes desde então e fiquei bastante entusiasmado com a notícia de que ele estaria sendo filmado, com estréia marcada para março de 2009, há exatamente um ano, com um trailler que me fez vislumbrar um trabalho de transposição muito bom. O filme decepcionou-me um pouco, porém os quadrinhos continuam valendo a pena.


 
A notícia do lançamento do filme me levou a uma nova releitura. Foi quando ao ler o seu final, tive uma sensação de "já vi isso em outro lugar". E não foi pelas constantes releituras. A lembrança vinha de muito tempo atrás, mais particularmente de minha infância, de uma série que me tirou o sono muitas noites: 5ª Dimensão (Outer of Limits) .

Com pobreza de recursos, mesmo para os padrões da época, compensados com uma boa música e uma narração de arrepiar os cabelos do fim da espinha, os filmes de 5ª Dimensão tinham forte apelo da ficção científica e foram um marco, juntamente com seu concorrente, Além da Imaginação.

Uma postagem num grupo de discussões me reavivou a memória: havia um episódio que realmente tinha a ver com Watchmen. Tratava-se (veja bem o título!) de: Arquitetos do medo. (Archtects of fear).

Neste episódio, um grupo de cientistas, diante da ameaça nuclear, deduz que a única forma de acabar com a intenção do ser humano se autodestruir é todas as nações terem um inimigo comum, um alienígena com sede de destruição. 

O filme tem uma outra abordagem, já que a idéia de causar ao mundo um medo extremo é anunciada nos primeiros cinco minutos de filme, indo por água abaixo qualquer idéia de mistério.


A maneira que os cientistas encontram de fazer a farsa e transformar um deles, escolhido por um sorteio macabro, num monstro. A idéia era alterar toda a sua fisiologia pois, caso ele fosse capturado e morto, uma analise revelaria ser ele diferente de um ser humano.

A história se concentra no drama da transformação do cientista, causando um sofrimento físico e psicológico, já que, além de tudo, está prestes a ser pai. Para que o segredo não vazasse, é simulada a sua morte, quando os primeiros sinais da transformação se tornaram visíveis. O "alienígena" faz sua aparição e é ferido de morte por uma das testemunhas. 

O final é aberto, mas insinua-se que tudo foi por água abaixo (do mesmo modo que Watchmen), pois a esposa do cientista descobre a trama e ela tinha todos os motivos para odiá-los e revelar o segredo. 

 Arquitetos do medo ou Watchmen?

Coincidência? Pode ser. Porém o filme Arquitetos do medo foi ao ar em 1963, quando Alan Moore tinha dez anos e certamente deve ter ficado sem dormir naquela noite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário