sábado, 13 de março de 2010

Vampiros de Almas

Ficha Técnica

Vampiro de Almas ( Invasion of the Body Snatchers )
Direção: Don Siegal
Roteiro: Daniel Mainwaring, Jack Finney
Elenco: Kevin McCarthy, Dana Wynter, Larry Gates, King Donovan
Duração: 80 minutos


Sinopse:
Médico retorna à sua cidade após participar de um congresso. A cidade parece normal, mas começa a perceber pouco a pouco pequenos acontecimentos anormais como o cancelamento repentino de todas as consultas agendadas, restaurantes vazios e pessoas que afirmam que seus entes queridos são impostores. Pouco a pouco percebe que estas pessoas não estão alucinadas.

Vampiros de Almas, filme de Don Siegal, surgiu em 1956 e durante muito tempo foi menosprezado por estar associado à propaganda anticomunista, comum nos anos 50. Boa parte da ficção científica da época usava invasores alienígenas para retratar o "perigo comunista". Há vários indicativos disto no filme. Por exemplo, num determinado momento os impostores tentam convencer o médido, Dr. Milles, a se unir a eles para viver num mundo onde todos são iguais e sem problemas, mas não tem individualidade (imagem dos comunistas vendida pelo governo dos EUA).

Algumas releituras o aproximam ao outro lado, pois nos anos 50 havia o macartismo, onde o perigo era exatamente de você ser traído pelo seu melhor amigo e acusado de comunista apenas por gostar da cor vermelha.

O filme de Don Siegal extrapola muito estas duas visões, pois ela retrata o comportamento paranóico presente naqueles tempos, pois não importava o lado em que você estivesse, o outro era um possível inimigo.

O clima de paranóia permeia todo o filme, pois o espectador sabe desde o começo que há um perigo real, pois a narrativa é feita em flash back, temperada com um bom suspense. A dúvida sobre os entes queridos serem impostores é estabelecida nos primeiros minutos e a tensão é crescente, pois a postura inicialmente cética do médico vai sendo substituída pela sua certeza da transformação das pessoas. E o inimigo aparece travestido de seus amigos, policiais, secretária e por fim, de sua namorada. E o monstro, um ser vegetal vindo do espaço, só é apresentado após ter 2/3 do filme terem rolado. O espectador que não era paranóico, ficou...

Como obra de ficção científica de antecipação, apresenta a possibilidade da clonagem e as implicações disso. O clone do Sr X, ainda que tenha suas memórias e comportamentos é o Sr X ou outro ser?

Um excelente filme!

2 comentários:

  1. Será que tem em dvd?
    Gostaria de assistir a este filme.
    A resenha dele está muito excitante.
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. UMA PERGUNTA esse é aquele filme que a clonagem é feita através de um casulo quando as pessoas dormem?

    ResponderExcluir