domingo, 7 de março de 2010

Um Tolo Desejo de Azul

Ficha Técnica
Um Tolo Desejo de Azul
Autor: Marcia Maia
Editora: Livro Rápido
Páginas:116
Ano: 2003


Sinopse: Em poemas curtos, alguns quase haicais, Márcia Maia nos descreve (ou nos faz sentir junto?) algumas sensações que ela define como "desejo de azul".

Fazer resenha de um livro de poesia nos coloca na difícil tarefa de transmitir em prosa um sentir, principalmente quando se trata de um livro que reúne poesias intimistas, como as que Márcia Maia costuma escrever.

O azul em si mesmo é uma cor ambígua, associado a sentimentos positivos, por ser a cor do céu e contrastar com o cinza que às vezes domina a paisagem (como no poema que dá o título ao livro), mas também está associado à tristeza (retratada em "melancolia"). Tristeza profunda como a cantada nos blues, que poderiam muito bem acompanhar algumas das poesias.

Este tipo de metáfora ambígua percorre todo o livro, quer nas imagens sugeridas, quer no despertar de sentimentos opostos (como no poema "Antagonismo" ou em "Tempo").

Outra característica que aparece em alguns poemas é a criação de neologismos, unicamente para reforçar uma imagem ou um paradoxo. Um bom exemplo é desadormeço, que aparece no poema "Matinal". Esta palavra em si mesma merece todo um artigo, dada a profusão de imagens que ela sugere.

Um recurso bastante próprio de Márcia é o uso de dois pontos precedendo uma palavra no início de um verso ( : palavra). Este recurso sugere uma parada forçada e inesperada e reforça o termo que vem em seguida, quase sempre fechando o poema com um cutucão no nosso sentir.

Em suma, um bom livro para quem gosta de poesia.

O livro pode ser obtido diretamente no blog da autora, Mudança dos Ventos.

2 comentários:

  1. Márcia Maia é, sempre, garantia de poesia de excelente qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Livro de poesia de Márcia é sempre muito bom!!

    Inah

    ResponderExcluir