terça-feira, 13 de agosto de 2013

Erótica Steampunk

Erótica Steampunk
Autores: Tatiana Ruiz (organizadora), Goergette Silen, Alexandre Lucchese, Gian Danton, Davi M. Gonzales, João Norberto, Carlos Relva, Marcus Siani, Verônica Freitas, Coral, Alvaro Domingues, Gutemberg Fernandes, Bruno Eleres Soares, Daniel Dutra
Editora: Ornitorrinco
Ano: 2013
210 páginas

Sinopse: o livro reúne 14 contos que combinam erotismo e ficção científica retrofuturista.

Espelho, Engano Meu... – Tatiana Ruiz

O primeiro conto, de Tatiana Ruiz tem como pano de fundo hipocrisia e preconceito em relação ao que é diferente e a tentativa daquele que é diferente tentar alcançar o “normal”. Seria possível? Tatiana, narrando em primeira pessoa, coloca o leitor em contato direto com o pensamento da personagem principal, mostrando suas angustias e frustrações. Um texto de mestre.

Sob as Névoas de Merci Town – Gerogette Silen

É difícil comentar este conto sem dar spoiler, porque o grande mérito dele é ir revelando aos poucos o caráter dos personagens e a situação em que eles se encontram. Vale a pena a leitura, com um bom número de surpresas e sustos ao longo do conto, (spoiler) evolvendo padres, prostitutas, demônios e a mão esquerda da morte.

A Pequena Marechal – Alexandre Lucchese

Uma espiã tem a missão de seduzir Cruz e Sousa e roubar os planos de uma máquina que, por meio de inteligência artificial, faz versos. Mas seriam só versos que a máquina poderia fazer? Uma boa aventura e um bom uso de um personagem histórico na trama.

A Beleza Roubada – Gian Danton

Uma airship argentina abriga o prostíbulo de Madame Rosa. Suspeita-se de que ela é fachada pra atividades de espionagem. Pedro tem a missão de investigar o assassinato de um diplomata e o o roubo de algo muito valioso. Pedro descobrirá o quão belo e perigoso é encontrar o fruto deste roubo.

A Esquadra Fantasma – David M. Gonzales

Ferdinand é o inventor de uma poderosa arma de guerra, um dirigível que viajava silenciosamente sem poder ser detectado pelos sistemas de auscutulação aérea (o avô do radar) dos inimigos do Reich. Londres fora destruída e o próximo alvo seria Paris. Numa das festas Ferdinand se sentiu atraído por Ingrid, uma das jovens que procuravam se aproximar de militares em busca de um bom partido ou de uma diversão garantida. Quais seriam as intenções de Ingrid?

Investigação Profunda – João Norberto

João Norberto faz uma inversão nas tradicionais histórias de detetives noir: em vez de um homem com um (não tão) rígido código de ética, é uma mulher que é o detetive. Numa tarde, a detetive recebe a visita de Alisha, uma cafetina de luxo, queixando-se do desparecimento de Jade, uma de suas pupilas. Isso levará a heroína a situações de extremo perigo, mas também de prazer. Além da inversão de papéis, há a presença de escravos negros, servindo de garçons ou de michês. Se estamos numa sociedade escravagista (Brasil no Segundo Reinado), por que eles não podiam aparecer? Uma boa dose de aventura e erotismo na medida certa.

Franksteam e Eletrônia – Carlos Relva

Situada aparentemente no século XVI, Fransteam é um agente espanhol ciborgue e foi sequestrado pelos portugueses para auxiliá-los numa missão, a recuperação de um artefato, no novo continente. Portugal e Espanha estão numa guerra fria. Eletrônia é uma mulher ciborque da aliança portuguesa, que tem forte atração pelo seu congênere espanhol. A trama girará entre a busca do artefato, a paixão entre os dois e o conflito de interesses entre a lealdade ao seu país e o amor pelo espião do outro lado. Uma boa e bem humorada aventura.

O Automato de Mr Wilde – Marcus Siani

Oscar Wilde decide se isolar dos prazeres do mundo para se concentrar na escrita de sue romance O Retrato de Dorian Gray. Porém a solidão começa a pesar e ele busca preenchê-la comum autômato. Uma boa sacada e um final bem feito (spoiler: se bem que eu fiquei com uma puta raiva do autor).

Ero-X – Verônica Freitas

Um homem tem fixação por uma stripper que tem a fama de ser intocável: permite aos homens apenas ver seu corpo, mas não deixa que eles se aproximem. Mas que relação guarda ela com a estudante que ele viu adormecida numa mesa de bar, com a cabeça repousando sobre um monte de papéis com anotações com fórmulas químicas?

O Balanço das Águas – Coral

Este é o mais lírico dos contos deste livro. Uma moça vive reclusa em casa e imagina encontrar-se com um homem que lhe aparece nos sonhos. Real ou imaginário ela a conduzirá à descoberta do amor e do sexo.

Máquina de Guerra – Alvaro Domingues

Este é o conto de minha autoria. Uma trapezista de um circo aéreo composto só por mulheres tem seu camarim invadido por um soldado das tropas brasileiras. Qual seria a intenção do rapaz ousado e ao mesmo tempo tímido? Que segredo ele desejava contar a ela?

A Palavra Feita Carne – Gutemberg Fernandes

Uma prostituta sujeita-se as taras de um oficial alemão que se gaba dos planos e máquinas de guerra para sufocar uma insurreição.

Sobre Dunas Mares e Amores – Bruno Eleres Soares

Maria dos Ouros dirige a Pensão do Viajante. George Mattos é um oficial da força aeronaval brasileira e envolve-se com ela. Um jogo erótico entre os dois acontece porém é mais que um jogo. Qual seria intenção real de Maria dos Ouros?

Reanimatrix – Daniel Dutra

Um homem faz jogos sexuais de sadomasoquismo com uma mulher. Isso cresce envolvendo uma brincadeira com a morte e o soro de reanimação do Dr Frankstein. Um bom conto de horror e sexo.

Comentários Gerais

Contém spoiler

Os contos tiveram uma boa diversidade de temas e estilos.

Temos a espionagem como tema dominante. Alguns contos com a temática policial ou espionagem fogem do padrão “mulheres conseguindo informações, seduzindo inimigos”, com bastante criatividade. É o caso de Investigação Profunda, de João Norberto e Franksteam e Eletrônia, de Carlos Relva.

Vale destaque também para ao conto de Tatiana Ruiz que aborda um personagem bem difícil de lidar, sem cair em esterótipos ou preconceito: o transgênero. A autora consegue de forma magistral.

O lirismo aparece no conto de Coral, que capta com rara sensibilidade as fantasias de uma adolescente, contrastando com o horror cru de Daniel Dutra.

Deixo o meu conto (Máquina de Guerra) para os leitores julgarem. Eu gostei bastante de escrevê-lo.

NerdShop 

Erótica Steampunk. Vários Autores. Editora Ornitirrinco. 

6 comentários:

  1. Obrigado pela leitura e pelo carinhoso comentário :)

    Muito legal a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Até o momento só li o conto da Tatiana, mas em breve continuarei a leitura >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o conto da Tatiana simplesmente fantástico, e li várias vezes; e no fim, vi o quão o meu foi fraco perto do dela hahaha Mas tudo bem. Estou aprendendo com a experiência e feliz do meu conto ter participado de um livro junto com um conto dela >.<

      Excluir
    2. (Demorei a responder pois tinha perdido o link do seu blog.)
      Qualquer coisa, posto meus contos e fragmentos em:
      http://un-cafe-a-clichy.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Poxa Alvaro, porque ficou com raiva de mim? rsrsrs

    ResponderExcluir