quarta-feira, 10 de março de 2010

Invisíveis - Revolução 1


Ficha Técnica

Os Invisíveis –Revolução 1
Autores: Grant Morrison (roteiros), Steve Yowell, Jill Thompson, Dennis Cramer (desenhos)
Editora: Pixel
Páginas: 228
 
Sinopse: Adolescente é preso, após ação terrorista da qual participa. Posteriormente é resgatado e cooptado por uma organização secreta, Os Invisíveis. Cedo descobrirá que está envolvido num conflito de dimensões muito maiores que supõe.

Publicado entre 1994 e 2000, a série Invisíveis ganha este volume da Pixel, que é uma reunião encadernada dos oito primeiros números, contendo as histórias "Beatles Mortos", "Tão Fodido no Céu como no Inferno" (partes de 1 a 3) e "Arcádia" (parte de 1 a 4).

Carregado de referências, que passam pela filosofia, política, rock, esoterismo, ufologia, mitologia de diversas culturas, HQs, história e literatura, Grant Morrison compõe um enredo extremamente complexo, dinâmico, que prende o leitor.

As referências tornam a leitura complexa para quem quer pegar todos os nuances da trama (inclusive trocadilhos muito sutis e algumas piadas). Todavia, o dinamismo da história permite uma leitura mais superficial para os que assim desejarem. Um glossário no final e algumas notas da tradução ajudam um pouco.

Todo início de um arco de histórias é precedido por uma página onde algo está acontecendo em paralelo e dá uma dica sutil (por vezes sutil demais, outras, nem tanto) que conduzirá à chave para explicar inicialmente o arco de histórias e posteriormente toda a trama. Por exemplo em "Beatles Mortos", onde somos apresentados à série, a página em questão mostra um diálogo entre dois personagens. Neste diálogo, onde está sendo passado o que seria um sinal da missão a ser empreendida, são feitas diversa referencias a besouros, que serão exploradas muitas vezes não só no capítulo em si, como durante a trama. (ver adiante em Rede de referências).

A narrativa principal de Invisíveis tem como característica a máxima "nada é o que parece", lembrando os enredos de Phillip Dick (a influ~encia do romance Valis é notória) e principalmente Matrix, que aliás não é mera coincidência. 

Ao ler a HQ temos um deja vù, nada a se estranhar, pois Matrix copiou descaradamente personagens, ideias, visual (os óculos escuros, por exemplo) e até cenas inteiras (até com diálogos), para não dizer tudo de Invisíveis

A Pixel acertou em reeditar este clássico, porém cometeu alguns delises: não está indicado em lugar nenhum quantos volumes serão e não há qualquer tipo de índice dos capítulos.
 
Rede de referências:

(Spoiler: se quer deduzir a história por si próprio, NÃO leia os parágrafos a seguir):

Beatles Mortos
 
O título faz referencia os dois membros da banda que já haviam morrido: John Lennon e o "quinto Beatle", Stuart Sudclife, que deixou a banda em seu início, morrendo pouco depois. Há um diálogo entre os dois presenciados por um dos personagens que não se dá conta do absurdo da cena.

Na primeira página, o objeto que indica qual é a missão é um escaravelho mumificado. O escaravelho é uma espécie de besouro. Um dos personagens fala que "quando abandonamos o planeta, partimos num enxame de besouros dourados". O título do episódio é "Beatles Mortos", referência ao grupo de rock inglês, cujo nome é um trocadilho com a palavra beetle, que significa besouro.

O episódio fecha com uma piada envolvendo a morte de um besouro. Pára aí? Certamente não. O escaravelho é o símbolo da morte e da ressurreição porque desce às profundezas e volta trazendo o sol. Há outras chaves ainda. Vale a pena retornar a estas páginas de quando em quando para tentar montar o quebra-cabeças que é Invisíveis.

Algumas outras referências a procurar: filosofia anarquista, óculos escuros, Laranja Mecânica, Tarot, Sandman.

Tão Fodido no Céu quanto no Inferno
 
A página que precede o início do arco de histórias mostra um discurso onde é dito que os pensamentos das pessoas são plantados por seres que querem nos controlar.

Em uma das cenas, um personagem mostra um disco e branco e pergunta; "o que você vê no espelho". É uma referência à iniciação dos mistérios de Eleusis, da Grécia Clássica, onde o iniciado era colocado diante de um espelho e, por meio de uma trucagem, não via o seu rosto, mas uma caveira. O resultado era um susto. Uma afirmação de um mestre da época: "sem susto, não há aprendizado".

Atenção para o nome Barbelith. Ele está relacionado com a Gnosis, uma anglisação do termo Barbelos, que significa "as emanações de Deus". Há também uma aproximação com o nome Lilith, a mãe-esposa de Adão, que está associada à lua nova. É uma importante chave para o entendimento da trama.

Observe a presença de ETs na alucinação do personagem principal (Dane McGowan), durante sua iniciação.

Outras referências: processo iniciáticos baseados em choque, processos iniciáticos baseados em drogas, mitologia inglesa (céltica), caça à raposa, óculos escuros, ETs, Gnosis e 1984.
 
Arcádia
 
A página que precede o início do arco é um diálogo entre dois apreciadores do teatro de sombras, onde um determinado artista consegue com sua habilidade fazer que os espectadores acreditem ser aquilo real.

Neste arco, as principais referências estão relacionadas com a revolução francesa e suas consequências, o poeta Shelley e sua esposa (Mary Shelley, criadora do Frankstein), Lord Byron e o Marquês de Sade.

Há uma descrição da desastrosa viagem de Mary Shelley para rever o marido, que causou a morte de sua filha mais nova, então um bebê. Esse incidente levou o poeta à depressão, pois sentia-se culpado pelo que acontecera. No caminho, Mary Shelley encontra um personagem que não diz seu nome mas dá algumas pistas, a principal é de que não aparenta a idade que tem. Isto e o dialogo que tem com ela dão uma dica muito clara para quem conhece filosofia esotérica.

Uma outra forte referência está relacionada ao controverso Marques de Sade e seu livro mais famoso, Os 120 dias de Sodoma. O marquês é mostrado em uma fase bastante decadente em sua vida, logo após o término de sua prisão. O enredo de seu livro mistura-se a referências ao século XX. 

Outras referências: Caliostro, Saint Germain, código de barras, mitologia Asteca, João Batista.

Nerd Shop
Invisíveis - Revolução Volume 1 - Grant Morrison

Um comentário:

  1. Temas muito interessantes. Queria saber melhor de que modo os cento e vinte dias de sodoma do querido marques aparece no livro. Este livro é o relato minucioso das mais sinistras perversões.
    Sonia

    ResponderExcluir