segunda-feira, 15 de março de 2010

Kaori - Perfume de Vampira

Ficha Técnica
Kaori – Perfume de Vampira
Autor:
Giulia Moon
Editora:
Giz Editorial
Páginas:
370
Ano:
2009

Sinopse:
No Japão do período Tokugawa, Missora, proprietária de um Kinjurô (estabelecimento de prostituição), tenta comprar a bela jovem Kaori, apesar da resistência sistemática do pai da moça. Em São Paulo, de 2008, Samuel, um vampwatcher, observa e cataloga "espécimes" de vampiros para um obscuro instituto de pesquisas (Instituto Brasileiro de Estudo de Fenômenos Fantásticos, que mais parece um órgão de um serviço público). Logo as histórias de Kaori e Samuel se cruzarão transformando a então pacata vida do mero observador numa verdadeira aventura infernal. Mas terá sido a primeira vez?

Giulia Moon, contando ora uma ora outra história, desvenda pouco a pouco tanto a história de Kaori como a de Samuel e o que liga a vida de um ao outro, descortinado criaturas da noite da mitologia japonesa, como os Tengus (seres meio passáro, meio homem), o Nekomata (um aterrorizante gato gigante com duas caudas, que pode se apoderar de cadáveres como marionetes), e principalmente o Kiuketsuki, vampiro japonês, ao lado de criaturas da tradição ocidental vampirica, e de seres provavelmente imaginados por ela, como os famélicos, uma espécie de cães que vivem dos restos dos vampiros e podem assumir a forma humana (um lobisomem às avessas).

O livro tem muitos méritos: a cuidadosa pesquisa de tradições japonesas e do período Tokugawa, de meados do século XVII e a meados do século XIX; a ambientação perfeita dos locais e personagens em São Paulo, trazendo para uma realidade palpável ao leitor o conflito entre humanos e vampiros; a criação de personagens densos e verossímeis; e uma trama emocionante, conduzida com maestria.

Seus personagens merecem destaque, sobretudo Kaori, cuja face doce e angelical tem como contraponto sua sede de vingança e sangue, que às vezes a transforma numa assassina fria e cruel. Há ainda sua inimiga, Missora, um retrato da crueldade levada a extremos. O pintor Antonio Calixto, que soube retratar esta crueldade (aliás o nome Calixto é bem escolhido, pois é sobrenome de um pintor brasileiro do século XIX, Benedito Calixto, fazendo o leitor tentar estabelecer uma possível relação de parentesco entre eles); o samurai Kodo, um guerreiro cheio de lealdade, coragem e compaixão; as vampiras sádicas Yuki e Fuyu. Do lado brasileiro, temos Samuel, o vampwatcher, que quer no início apenas fazer seu trabalho e ser pago por ele, sem querer se envolver muito, embora esteja envolvido até o pescoço; os vampiros Karl e Felipe, gananciosos e poderosos, inimigos à altura de Kaori; Mimi o vampiro afeminado, mas que sabe se virar muito bem no meio de um conflito; Sidney, o executivo burocrata que apenas segue regras bem fixadas e raramente age por impulso ou compaixão e com uma habilidade zero fora da escrivaninha, Beatriz, a bióloga que estuda os famélicos com uma paixão que transcende o interesse científico.

Vale destacar também as cenas de ação, tanto na história nipônica, como na brasileira, com um final realmente cheio de ação.

Nerdshop:
Kaori - Perfume de Vampira, de Giulia Moon (Giz Editorial)

Um comentário:

  1. Excelente livro esqueceu de citar as cenas intensas de sensualidade que são maravilhosas e muito bem feitas, o design do livro também é maravilhoso a capa é simples porem diz tudo, o layout dos capítulos (cada núcleo tem sua própria numeração assim tem dois capítulos 1, dois capítulos 2 e assim vai) os capítulos do núcleo de Samuel possuem numeração em algarismos normais enquanto os do núcleo de Kaori possuem numeração romana.

    Ótimo livro nota 10!!!
    leiam!!

    ResponderExcluir