quinta-feira, 18 de março de 2010

O Clássico Castelo de Wolfenstein

Jogos em primeira pessoa em ambiente 3D são bastante comuns hoje em dia, porém em 1991, apesar de já existirem jogos com algumas das características que hoje compõe este tipo de game, O Castelo de Wolfenstein, foi o primeiro que reuniu os principais elemento que hoje estão presentes em Doom, Nuke, Counter e Halo e muitos outros.




A origem deste jogo é O Castelo de Wolfenstein, para Apple II, de 1981, que apresenta o mesmo tipo de enredo, mas era em 2D, em terceira pessoa, visto por cima. Este jogo introduziu som de tiros e alguma coisa parecida com vozes (os alemães gritavam ao morrer, falavam algo que soava como "Heil Hitler" e "SS"). 



Lançado para a plataforma DOS, com gráficos pra lá de toscos, o jogo surpreendeu pela inovação. Era a primeira vez que alguém podia se sentir andando pelos corredores, correndo um risco de tomar um tiro. Distribuído em shareware, o jogo rapidamente ficou popular .
A ambientação é o interior de um castelo Europeu, transformado em fortaleza nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Um soldado aliado está infiltrado neste castelo e precisa sair o quanto antes. O jogador "encarna" o soldado. 



O enredo é bastante simples, do tipo "ande do labirinto", "mate tudo que se mexa", "recolha o que puder", "mate o chefão" e "saia o mais rápido possível, vivo". Para garantir o interesse, o jogo, ao término de uma fase, dava um inventário do que o jogador fizera do tipo: matou 78% dos inimigos, percorreu 58% do labirinto, descobriu 20% das passagens secretas, etc..
Também, além das fases, havia vários "episódios", com missões diferentes, sendo que a última era matar Hitler (que vestia uma armadura e usava uma metralhadora giratória).
O jogo era bastante divertido e rendeu horas agradáveis para meus filhos e eu e também algumas disputas pela posse do PC... 

Está anunciado em pré-produção o filme O Retorno do Castelo de Wolfenstein, com a direção e roteiros de Roger Avary, roteirista de Beowulf e co-roteirista de Pulp Fiction

Para saber mais sobre o jogo, clique:
Site oficial da ID software, produtora do game
Página de downloads de vários jogos 3D retrô.
Site oficial da versão nova, Retorno ao Castelo de Wolfenstein.


Nenhum comentário:

Postar um comentário