terça-feira, 16 de março de 2010

O Livro dos Contos Enfeitiçados

Ficha Técnica

O Livro dos Contos Enfeitiçados
Autor: Martha Argel
Editora: Landy
Páginas:
166
Ano:
2006
 
Sinopse: Em sete contos, Martha Argel nos conta histórias sobre bruxas.

A bruxa como personagem fantástico habita o imaginário humano há muito tempo, sendo o vilão principal dos contos de fadas. A partir dos anos 60, contudo, a bruxa deixou de ser apenas vilã para lutar ao lado de fadas e magos, exercendo um novo papel na literatura, tiradas do ostracismo com a crescente liberação das mulheres.

Dentro desta perspectiva transcorre esta série de contos. Tem em comum também que, na maioria deles, algumas mulheres nascem bruxas e são despertadas.

Em "Amarelo, Amarelo", uma mulher tem que tomar conta da sobrinha por alguns dias, justamente quando tem que ir à Festa (assim mesmo, em maiúsculo). O gosto extremamente exagerado da menina pela cor amarela dá (literalmente) o tom ao conto. Nele notamos a habilidade da autora em contar a história desvendando pouco a pouco tanto o caráter da tia como da sobrinha e dando um desfecho bastante bom que pode surpreender alguns leitores

Em "Eu detesto futebol", temos uma narrativa bem humorada de um problema comum para maioria das mulheres: o rival futebol. Numa convenção de bruxas, que também tinham este problema, elas resolvem com um feitiço poderoso suprimir o futebol da história do mundo, obtendo resultados inesperados.

Em "O Verdadeiro Poder", a autora conta uma legítima história de bruxas e bruxos, com batalhas contra entidades malignas. Neste conto, Martha Argel demonstra conhecer bem, pelo menos em teoria, a Grande Arte.

O humor volta em "O Olho vermelho", onde um alarme baseado em um sensor de movimento leva o hospede de um quarto a imaginar coisas apavorantes.

Ainda no viés humorístico, temos "Final Feliz", que nos mostra um conto de fadas, contado de outro ponto de vista: será que casar é viver feliz para sempre?

O conto que dá nome ao livro, "O Livro dos Contos Enfeitiçados", entra pela ótica do terror. Um livro escondido dentro da biblioteca de uma escola, segundo lenda que os estudantes contam, pode prender o leitor para sempre, vivendo seu pior pesadelo.

Fechando o livro, temos o conto "Sofia", onde uma jovem fica sozinha no fim de semana de seu aniversário e terá muito que contar depois, se alguém acreditar. Um clássico de batalhas entre bruxas, muito bem escrito.

O livro é agradável e de fácil leitura, garantindo bons momentos de prazer para quem gosta de literatura fantástica.

Nerdshop:
O Livro dos contos Enfeitiçado , de Martha Argel (Landy Editora):

Um comentário:

  1. São temas interessantes e as histórias parecem ser agradáveis na leitura. Livros que falam de livros são os meus favoritos, o conto que dá título a este me pegou e, como você mesmo diz, a resenha cumpriu seu papel e quero ler logo.

    Está na fila como um dos próximo com certeza.

    ResponderExcluir