A
Liga de Urantia – Aventuras virtuais Consequências
reais
Autor: Julio
Cesar de Castro Ferreira
Editora: Nebadoon
Ano: 2012
300 páginas
Sinopse: Cinco
adolescentes são selecionados para testarem uma plataforma inédita
de jogos MMORPG (Massive Multiplayer Online RPG), onde
a proposta é uma imersão total dos jogadores no ambiente virtual do
game Solaris, por meio
de capacetes neurais. Algo porém da errado e os jogadores ficam
aprisionados neste mundo virtual, que agora é controlado pela
inteligencia artificial destina a manter este mundo virtual de forma
coerente. Para complicar, a IA consegue, por meio de técnicas de
hackeamento, transferir para o mundo real as consequências do mundo
virtual, colocando em risco a vida do planeta. No mundo real,
paralelamente é necessário não só impedir o avanço da IA,
preservando a vida dos jovens, como tentar descobrir quem está por
trás disso.
O
livro é direcionado ao público pre adolescente e adolescente, as
gerações Y e Z, que têm como principal fonte de lazer os games,
em especial os online. Para isso, o autor busca colocar elemento que
garantam o envolvimento deste público na leitura da trama. Primeiro
colocando de forma clara e facilmente identificável elementos deste
universo, como, por exemplo, a entrega de missões com descrição de
objetivos, habilidades necessárias e ameças a enfrentar. Segundo
colocando tudo isso numa trama complexa o suficiente para atrair e
manter o leitor no livro. E por fim criando cenas de batalha
emocionantes, para garantir um diversão pelo menos interessante e
envolvente, do contrário o leitor largará o livro e irá jogar.
Este
desafio foi vencido pelo autor de forma brilhante, o que garante por
si só a leitura do livro.
Por
outro lado, é conveniente apontar alguns problemas. Em alguns
momentos, tem-se a impressão de estar no meio de um episódio de A
Caverna do Dragão, com alguns personagens que parecem um pouco com o
grupo do antigo desenho (inclusive um Game Master palpiteiro, que
mais atrapalha que ajuda).
Um
outro problema é a presença de algumas inverossimilhanças, na
realidade alguns exageros principalmente no envolvimento das
empresas, dos pesquisadores e do governo na construção do jogo em
si (muita tecnologia, recursos financeiros imensos, muito
envolvimento e muita vulnerabilidade para um evento só). Mas,
felizmente, isso fica em segundo plano quando a ação engrena e
passamos a torcer pelos heróis.
Conclusão
Há
uma regra não escrita para se fazer uma análise de uma obra
destinada ao publico adolescente: ela deve ser tão interessante que
até um adulto gostaria de lê-la. Creio que este romance atende a
esta característica plenamente.
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