domingo, 23 de maio de 2010

A Guardiã da Meia Noite

 
A Guardiã da Meia Noite
Título Original: The Midnight Guardian
Autor: Sarah Jane Stratford
Editora: Planeta
Ano: 2010
Páginas: 332

Sinopse: Uma mulher, Brigit, transporta de trem duas crianças, Alma e Lukas através da Europa, partindo a Alemanha à Inglaterra. Tudo normal. Se não fosse em plena 2ª Guerra Mundial, as crianças não fossem judias e a mulher não fosse um vampiro.

Qual a motivação da vampira? Por que se arriscar por duas crianças humanas? Sarah mantém estas perguntas em suspense, gerando um bom romance de aventura e mistério, mais do que de horror. Os perigos estão bem colocados. Os Nazistas pretendem liberar o mundo de tudo o que consideram anormal: homossexuais, negros, judeus e... vampiros. Para poder atuar, treinam, com auxílios de experientes caçadores irlandeses, uma tropa de caça-vampiros.

A autora inova ao colocar o conceito de “vampiro milenar”, um grupo seleto de vampiros que tem mais de mil anos e como característica principal é serem imunes à maioria das armas que podem matar um vampiro comum. Cinco milenares decidem combater os nazistas, motivados inicialmente em autopreservação, porém pouco ao pouco ao conhecerem a face mais cruel do inimigo, passam a defender valores humanos ou valores dos humanos.

Outra inovação da autora: os vampiros têm dentro de si um demônio simbionte que os motiva a buscar sangue e em troca lhe dão poderes excepcionais.

Brigit tem um companheiro, Eanon, um vampiro não milenar, com quem tem uma forte ligação telepática e que, apesar de estarem separados (não sabemos a razão até perto do final), é capaz de, por meio da música, transferir seu poder para ela, fazendo verdadeiros milagres, como um coração morto bater.

Mas o tour de force de Sarah está na maneira de contar a história. A autora divide os capítulos em várias linhas de tempo, obrigando o leitor a montar um quebra cabeças, nem sempre acertando os encaixes, o que causa algumas surpresas ao longo do romance, respondendo cada uma das perguntas que vão aparecendo, mas sempre deixando uma pontinha de dúvida, até o final da trama.

Em suma, um bom livro sobre vampiros, inovador e com  suspense na dose certa

Nenhum comentário:

Postar um comentário