Texto:
Eça de Queirós (romance)
Adaptação
para teatro: Francisca Braga
Coreografia:
Ivan Silva
Elenco:
Basílio:
Luiz Araújo,
Luísa:
Lígia Paula Machado,
Jorge:
Frederico Silveira,
Juliana:
Isadora Ferrite,
Leopoldina:
Débora Oliveira,
Joana:
Aline Meneguethi,
Sebastião:
Gustavo Penna,
Ernestinho:
Jonatan Motta,
Dr.
Acácio/Castro: Dan
Rosseto,
Emilinha:
Biah Carfig.
Músicos:
Daniel Farina Moreno (violão), João Paulo Pardal (violão), Otávio
Colella (violino), Thais Ribeiro (piano), Renan Cacossi (flauta
transversal), Jonatan Motta (violino).
Direção:
Dan Rosseto
Direção
Musical: Dyonisio Moreno
Sinopse:
Baseada no livro Primo
Basílio, de Eça de Queirós, e transportada para o Rio de
Janeiro nos anos 60, a peça narra história de Luísa, moça
romântica e sonhadora. Ela é casada com Jorge, engenheiro bem
sucedido. Quando seu marido viaja a negócios, reaparece em sua vida
Basílio, seu primo, que também foi seu primeiro amor. A paixão
reacende entre os dois, culminado em adultério. Luísa passa a ser
chantageada por sua empregada, Juliana, que se apossa de uma carta
comprometedora.
É
um enredo típico da literatura
realista, com
críticas contundentes à burguesia e à visão de mundo romântica.
Também tem a estrutura típica de uma história de triângulo
amoroso: mulher trai marido, é abandonada pelo amante e marido
descobre, termina de forma trágica (ou feliz, dependendo se é
realista ou romântica) e assim, mesmo quem não leu o livro já sabe
o que vai acontecer. Isso é até ironizado através do personagem
Ernestinho, que
está escrevendo uma peça com este enredo e está indeciso se faz o
final feliz ou dramático.
Todavia,
embora todas as histórias já tenham sido contadas, a maneira de
contá-las é o que importa. E O Primo Basílio — O Musical conta
(e canta) muito bem esta história.
Os
atores revelam versatilidade, suas
performances, tanto atuando, como cantando, foram excelentes, bem como a dos músicos.
As
músicas tem um repertório concentrado em bossa nova, samba e MPB e
com destaque para o tango Insensatez, dançado
por Basílio e Luísa.
Um dos momento muito belos da peça - O tango Insensatez
Luís
Araújo constrói muito bem um Basílio sedutor e cínico.
Lígia
Paula Machado, que também produz o espetáculo, mostra-se com um
domínio completo na interpretação de Luísa, mostrando muito bem
todas as faces da personagem: a mulher fútil que destrata a
empregada Juliana; a moça sonhadora, aparentemente feliz com seu
casamento; a moça que deseja liberdade ao se comparar com Leonora,
sua amiga de infância; a mulher que redescobre a paixão ao se
envolver com Basílio e a mulher arrependida e desesperada ao ver a
verdadeira face do amante e diante da possibilidade de ser
descoberta.
O
desempenho dos dois juntos está em perfeita sintonia, que pode ser
sintetizada na cena em que os dois dançam um tango.
A
peça estará em cartaz no Teatro Grande Otelo até o dia 25 de
Novembro.
Vale a pena assiti-la.
Vale a pena assiti-la.
Serviço:
Quando:
de 03 a 25 de Novembro, aos Sábados às 21 horas e Domingos, às 19
horas.
Onde:
Teatro Grande Otelo
Liceu
Coração de Jesus
Alameda
Nothmann, 233,
Campos Eliseos – São Paulo.
Site oficial: O Primo Basílio — O Musical
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