sábado, 31 de julho de 2010

O Desejo de Lilith

O Desejo de Lilith
Autor: Ademir Pascele
Editora: Draco
136 páginas

Sinopse:  Rafael Cerquillo, no final dos anos 70, ao investigar a morte do escritor Jacinto Rodrigues, encontra um diário que mostra que aquela morte é apenas um detalhe de um mistério que beira o sobrenatural.

Ademir Pascale busca neste romance criar uma história de suspense, com traços de terror. Para criar o clima, utiliza-se de um diário feito pelo detetive a partir de um outro diário, encontrado na cena da morte de Jacinto. Uma idéia interessante, como se fosse um parênteses dentro do outro, colocando o leitor em contato com as informações permeadas pela visão do personagem. O leitor vê apenas o mesmo pedaço do quebra-cabeças que o personagem vê e que quer mostrar.

Porém, isso acaba emperrando um pouco o desenvolver da trama, devido à maneira que o recurso foi usado na narrativa.  A história demora a decolar. O enredo só pega o leitor a partir da metade do livro, quando as coisas realmente "esquentam".  Porém não ficam muito tempo quentes, pois o final se arrasta em divagações de ordem místico-religiosa, fazendo com que a história perca seu impacto.

No correr do livro há algumas coisas que precisam de algum reparo. Ao descrever o escritor Jacinto Rodrigues, o autor procurou caracterizá-lo como um cristão, com comportamento conservador, mas que sob pseudônimo escrevia histórias de terror, bem longe do ideal que deveria estar norteando sua vida. Tudo bem, se isto não fosse repetido várias vezes, como que para sublinhar algo que já estava claro.

Num determinado momento da trama, o detetive tem acesso a fichas que o ajudariam a resolver o mistério. Porém, do meu ponto de vista, elas só continham "achismos", visto sob um viés moralizante (como se alguém que escrevessem sobre as trevas, sempre estivesse sob influência delas). Tudo bem se houvesse algo a mais para corroborar estas suspeitas (que não fosse um texto bíblico, mal traduzido).

Outra causa de frustração é o título. O Desejo de Lilith tem um grande ausente: Lilith! Ela aparece como referência e embora seja potencialmente uma grande vilã, não tem um pingo de ação no livro.

Por outro lado, estão muito bem caracterizados os personagens, tanto os da luz, como o grande vilão (que não vou dizer quem é, para não dar spoiler) e os conceitos sobre anjos caídos, demônios e imortais, o que nos dá a impressão de um primeiro episódio de uma série.

Nerd Shop O Desejo de Lilith - Ademir Pascale - Editor Draco

3 comentários:

  1. Um livro com altos e baixos será que vale a pena?
    É um risco.
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Suas resenhas- li várias esta noite - são muito boas! faz-nos ter vontade de ler os livros!
    Gostei muito! Virei seguidora!!!

    ResponderExcluir