domingo, 22 de dezembro de 2013

Ender´s Game – O Jogo do Exterminador

Ender´s Game – O Jogo do Extermiandor
Título Original: Ender´s Game
Direção: Gavin Hood
Roteiro: Gavin Hood baseado no romance Ender's Game de Orson Scott Card
Elenco: Asa Butterfield, Hailee Steinfeld, Ben Kingsley, Viola Davis, Abigail Breslin, Harrison Ford
Duração: 114 minutos

Sinopse: A Terra no passado foi invadida por uma raça de insectóides, os Formics. O governo, temendo uma nova invasão, treina na arte da guerra as crianças superdotadas, para formar um exercito capaz de resistir a uma nova invasão. Ender Wiggins é escolhido por algumas características especiais, que o tornariam apto a comandar um ataque aos insectóides quando fosse o momento.

Filme é baseado na obra de Orson Scott Card de mesmo nome, publicado originalmente pela Devir.

Como adaptação, talvez desagrade alguns os fãs do livro, por excesso de expectativas, já que um grande livro deve gerar um grande filme. Desde já digo: o filme é bom e os pontos fracos ficam por conta de se tentar espremer mais de 300 páginas em menos de duas horas de filme.

Foram cortados todos os dramas paralelos de seu irmão e de sua irmã, boa parte das lutas na arena de gravidade zero (um dos pontos altos do filme) e da interação escolar de Ender com seus colegas. Isso acaba por não aprofundar o personagem e a sua motivação tem que ser explicada por outros personagens, em geral adultos.

Esta narração feita através de personagens acaba por prejudicar um pouco o desfecho do filme, quase dando um spoiler completo antes da batalha final (o espectador ao meu lado disse “sacanagem” ao perceber o que iria acontecer).

Os pontos fortes do filme são as lutas na arena de gravidade zero, as cenas da batalha final e atuação impecável de Asa Butterfly, sobretudo no final, onde ele deu o melhor de si.

Trailler

Nerd Shop

O Jogo do Exterminador. Orson Scott Card. Editora Devir. Livraria Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário