quinta-feira, 21 de outubro de 2010

História da Ciência número 1


História da Ciência número 1
Edição especial da Revista de História
Biblioteca Nacional

Um dos conselhos que mais ouvi quando escrevia tanto artigos de caráter técnico como literatura foi: pesquise sempre e muito sobre o assunto sobre o qual vai escrever.

Isso vale muito para a Ficção Científica, mesmo para a chamada soft. É claro que não preciso conhecer tudo sobre mecânica do motor de combustão interna para poder escrever um romance dieselpunk, mas pelo menos preciso conhecer o nome de algumas peças básicas e o  contexto histórico que permitiu que o motor a explosão interna existisse (o motor a combustão interna poderia ter existido antes da descoberta do refino de petróleo? Alguém poderia ter pensado em usar álcool em vez de querosene, o que tornaria a invenção possível até para os gregos).

Na História Alternativa preciso conhecer os fatos históricos e suas consequencias que eu quero alterar e seguindo algumas leis sociológicas, tentar projetar um futuro (do pretérito, talvez) alternativo.

A edição especial História da Ciência, da Revista de História da Biblioteca Nacional é uma excelente fonte de pesquisa. Aliás, a Revista de História é básica para quem pretende escrever em qualquer gênero que envolva algum acontecimento histórico, em qualquer época.

No número 1 o tema é Ciência com jeito do Brasil, inovação e desafios desde a Colônia. Perfeito para quem quer escrever um conto com um olhar para o Brasil! 

Uma rápida folheada nos revela algumas matérias de interesse,  como “Laboratórios Emancipados”, sobre Oswaldo Cruz e seu papel de organizador e consolidador da ciência brasileira,  da “Ouro Negro tupiniquim”, sobre o petróleo na obra de Monteiro Lobato,  “Acervos produtivos”, sobre o papel dos museus na pesquisa científica, “Divulgar é preciso”, sobre a literatura de divulgação científica no Brasil (co-irmã da Ficção Científica) e “Projetando o progresso”, sobre o papel da engenharia no desenvolvimento tecnológico do país, entre outras. 

Uma atenção especial à página central, que contém uma linha do tempo sobre o desenvolvimento de seis aspectos da História da Ciência e da Tecnologia do Brasil: Astronomia e Cartografia, Amazônia e Biodiversidade, Agricultura, Transportes, Mulheres e Pensamento Social, indo do século XVII aos dias de hoje.

Fechando a edição, uma lista comentada de livros que podem interessar ao candidato a escritor, com destaque para 1910 – o primeiro voo  no Brasil,de Susana Alexandre e Salvador Nogueira, da editora Aleph, que mostra um aviador esquecido pela história: Dimitri Sensaud de Lavaud, que construiu o primeiro avião brasileiro (ou seja, construído no Brasil, com materiais e tecnologia brasileiros) e realizou um voo de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário