segunda-feira, 17 de março de 2014

Agora é minha vez de amar

Agora é minha vez de amar
Autores: André Veloso, Cybelle Rosa, Cynthia Rosa, Enrico Libedratori, Giovanna Oliveira, Karina Ogoshi, Larissa Felix, Lívia Trentin, Lucas Eduardo Mieri, Marcos Lopes, Matheus Caetano, Mônica Broti, Nicoli Costanzi, Onofre Crossi, Tainá Previatalli, Thifany, Ygor Oliveira
Organização: Marcosw Lopes, Mônica Broti e Onofre Crossi
Ilustrações: Karina Ogoshi
Ano: 2014
Edição: Produção editorial independente.
152 páginas

Sinopse: Resultado de um projeto educacional de uma escola de São Paulo, o livro reúne contos, crônicas, poesias e ilustrações produzidos por alunos e pelos organizadores da coletânea, tendo por tema o amor.

O primeiro fato a se ressaltar é a porigem do livro: um projeto educacional. Diante da mesmice que o ensino é, este grupo de professores e alunos demonstraram que é possível inovar e que aprende-se melhor fazendo. E fazendo um grande projeto. A iniciativa poderia ter ficado entre as quatro paredes da escola mas ele se transformou em um livro de criação e financiamento coletivo e divulgado de uma forma a fazer inveja até em algumas editoras já estabelecidas no mercado. No lançamento foi feito um pocket show com uma performance excelente.

O segundo, é a diversidade de textos, tanto quanto a forma, quanto do conteúdo. Temos contos, que compõe a maior parte das páginas do livro, mas temos também poemas, cronicas na forma de depoimentos pessoais e até pequenos ensaios. Quanto ao conteúdo temos textos com a visão do amor juvenil (afinal, os alunos são adolescentes), contos com uma visão pessimista e até alguns contos de terror. O amor também não se fixa no amor de casal. Pode ser o amor pai e filho, o amor puro sentimento ou o amor pela arte e até a ausência de amor.

O terceiro é que todos os textos estão no mínimo bem escritos. Percebe-se aqui e ali coisas próprias de um primeiro texto a ser publicado que serão lapidadas ao longo do tempo para os que pretendem seguir escrevendo. 

Por fim as ilustrações de Karina Ogoshi lembram bastante o traço de Mangá e encontramos nele muita delicadeza. 

Tentado pela chuva – Lucas Eduardo de Mieri

O conto que abre o livro foge bastante ao esperado numa antologia com este tema. Com uma visão sarcástica de um personagem que está no enterro do seu pai, a quem odeia, o conto pouco a pouco desconstrói o caráter do protagonista.

Sorriso Angelical – Nicoli Constazi

Uma crônica deliciosa sobre uma manhã iluminada por um sorriso.

O Acaso – Larissa Felix

Uma moça trabalhando sob forte pressão esbarra num homem. Este esbarrão via mudar várias coisas em sua vida. 

Amor Incondicional sem limites – Matheus Cardoso

Um ensaio em que o autor discorre sobre suas impressões sobre o amor, tendo por base canções dos Beatles.

O Casamento de Marina e Dezinho – Enrico Liberatori

Numa festa junina, um “casamento na roça” é levado a sério pelos participantes.

Anita Malfatti: Ousadia, Tradição e Experimentação – Monica Broti

Um pequeno ensaio sobre a pintora Anita Malfatti e seu amor pela Arte.

Palavras de Amor – Tainá Previtalli

Uma crônica que se transforma numa declaração de amor.

Cartas de Amor – Marcos Lopes

Quem seria o admirador secreto de Mirela, que nos tempos de redes sociais ainda escrevia cartas de amor? 

Luz – Thifany

Quanto tempo a luz de alguém brilha na vida de outra?

Duas paixões, dois amores – Onofre Crossi

O autor refere-se a seus dois grandes amores: a sua esposa e a filosofia.

O Inevitável do Amor – Giovanna Oliveira

Ilusões e desilusões de um amor juvenil.

O Beijo de Jezebeth – Ygor Oliveira

Uma bem construída história de horror envolvendo um homem e uma súcubo.

Explosão Nuclear – Karina Ogoshi

Um grito de desespero ante um mundo que se autodestrói.

Amor de Verdade – Cynthia Rosa

Um crônica onde a autora se posiciona a respeito do amor.

Valquírias  – Lívia Trentin

Às Valquírias é proibido amar a quem devem levar para Valhala. Valeria a pena quebrar esta interdição, mesmo estando próximo o Ragnarok?

Não há nada de novo a não ser o que foi esquecido – André Veloso

Uma nobre francesa é guilhotinada, mas seu fantasma sobrevive. Ela não entende por que isso acontece, por não ter nada que a prenda à Terra, nem um amor, já que ela era fria e calculista e este sentimento lhe era estranho. A partir deste momento passa a se transportar para várias épocas revivendo momentos de várias de suas vidas. Título muito bem escolhido.

Após os contos,  temos uma pequena série de poemas de Cybelle, Nicoli Constanzi e Karina Ogoshi. Todos demonstra a sensibilidade das autoras. Gostei particularmente do poema de Nicoli Constanzi.

Conclusões

Dos contos merecem destaque pela originalidade: Tentado pela chuva, de Lucas Eduardo de Mieri; O Beijo de Jezebeth, de  Ygor Oliveira, Explosão Nuclear , de Karina Ogoshi; Valquírias, de Lívia Trentin e Não há nada de novo a não se o que foi esquecido, de André Veloso.

Espero que este projeto tenha continuidade e que mais educadores se espelhem neste sucesso para tornar o ensino algo que seja uma real contribuição para o crescimento das pessoas por ele envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário