sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Patrimônio Cultural do Xingu – O Começo do Fim?


Patrimônio Cultural do Xingu – O Começo do Fim?
100 páginas
Editora Duetto

A motivação em ler e comentar esta edição partiu de dois pontos: um a iniciativa do Clube de Leitores de Ficção Científica em convocar escritores para uma antologia com temas nacionais e a polêmica provocada pela construção da usina hidroelétrica em Belo Monte.

Conhecer sobre o que se pretende escrever é um dever de todo bom escritor. Esta revista torna-se um instrumento fundamental para aqueles que desejam abordar questões indígenas em seus trabalhos.

Quanto à usina de Belo Monte, acompanho já há algum tempo as discussões no facebook e percebo que há muita desinformação circulando, não importa em que ponto da discussão estejam os internautas.

Por isso escolhi esta edição. A Scientific Americam é uma publicação de divulgação científica tradicional, com alta confiabilidade, em qualquer ramo da ciência que aborde, e procura ser imparcial em suas colocações.

Com reportagens de grande profundidade e fotos belíssimas, foca o problema indígena com um todo, desde suas raízes históricas passando pelo contato com os brancos e suas influências e o legado que ameaça ser destruído pela construção usina.

A usina é o que temos de mais premente ameaçando estas culturas, mas há outras, que devem ser levadas em conta. Por exemplo, a introdução de alimentos industrializados em populações indígenas trouxe doenças desconhecidas e de difícil tratamento. Ou a pressão das cidades vizinhas ao Xingu onde publicamente se defende o extermínio dos índios. Ou ainda os agronegócios, interessados nas terras férteis do vale do Xingu.

Estou usando neste momento um computador para fazer isso e logo mais estarei divulgando pela internet este artigo. Usando energia elétrica. Que preço paguei por isso?

Assistimos Avatar e nos compadecemos com os Na´vi. Será que não teremos a mesma coragem e compaixão e aceitar Belo Monte e outras ameaças à populações inteiras sem discutir?



Recomendo a leitura para todos.



Um comentário:

  1. O que me preocupa é a pressão do Executivo para a construção da usina imediatamente e a inércia do Legislativo, que nos representa, em mostrar outras soluções para a energia no nosso País...

    ResponderExcluir