terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Terceiro Tira


O Terceiro Tira
Autor: Flann O’Brien
Título original: The Third Policeman
Tradução: Luiz Fernando Brandão
Editora:  L&PM
Ano: 2006
220 Páginas

Sinopse: Um homem comete um  crime brutal, matando seu vizinho com uma pá, com  o objetivo de roubá-lo. Ao procura o dinheiro,  depara-se com um mundo bizarro, onde numa delegacia encontram três tiras que insistem que tudo gira em torno de uma bicicleta roubada.
Este livro ganhou relevância por ter sido citado como uma das influências ao seriado Lost . De fato, ele é citado explicitamente na série, no momento em que Locke encontra a escotilha (ele aparece nas mãos de um dos personagens e as escotilhas das estações do projeto Dharma são inspiradas numa estrutura semelhante que aparece no romance).
Mas, com certeza, este livro tem muito mais a oferecer do que inspirar uma série. Ele é considerado o romance mais absurdo em língua inglesa desde a publicação dos livros de  Alice.
Realmente, quando o personagem (que não tem um nome) entra no mundo que se descortina ao invadir a casa de seu vizinho tudo pode acontecer. O clima é de um pesadelo ilógico, começando pela escolha do guia: a própria alma do protagonista, apelidada de “Joe”.
O absurdo também ronda a vida ”normal” do personagem principal. Ele é fanático por um escritor-filósofo chamado De Selby, que acredita que a Terra não é redonda, mas tem o formato de uma salsicha. Aliás, poder seguir em frente nas suas pesquisas é que o motiva ao assassinato, instigado por um oportunista que vive as expensas do protagonista, Divney. As citações de Selby são hilariantes.
Também são hilariantes os absurdos vividos pelo personagem, em especial os diálogos e as explicações dadas pelos policiais aos fenômenos presenciados neste universo ilógico. O caminhar pelas cercanias leva sempre a situações cada vez mais inusitadas. Com isso, a intenção do protagonista em voltar pra casa, mesmo sem o ouro do vizinho, parece que nunca vai se realizar.
Independente de você ter gostado ou não da série Lost, ou não ter estado nem abalado com a existência dela, o livro é muito importante e deve ser lido. Talvez você afaste um pouco a decepção que foi o final da série.

3 comentários:

  1. Muito bons os comentários de Álvaro sobre o livro. Despertar a imaginação para o absurdo é um excelente exercício literário, bom para o autor e para o leitor também.
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. O absurdo sempre desafia a imaginação.
    Lost foi um exemplo disto.
    Muito interessante e vale ler, Álvaro.
    Jade

    ResponderExcluir
  3. Excelente post Álvaro. O Terceiro Tira é um dos meus prediletos junto com o Arquivo Dalkey.Porque o autor não conseguiu publicá-lo em vida me foge da compreensão.
    Abs
    Ramon

    ResponderExcluir