sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Simpsons - O Filme

Sinopse: O lago Springfield está poluído, se mais um único dejeto for jogado no lugar ele ficará irrecuperável. Homer Simpson acaba fazendo a besteira de jogar as sujeiras de seu porco no lago e agora terá de arcar com as consequências de seus atos.

O desenho animado os Simpsons vem satirizando o american way of life há cerca de vinte anos, período que compreende desde o episódio piloto de 1989, passando por suas 20 temporadas até culminar nesse longa metragem de 2007.

Ao longo dos anos Os Simpsons se caracterizou por ser uma série muito hilária e mordaz. O filme não foge disso, sendo, na verdade, mais como um longo episódio de Os Simpsons. Um bom episódio, é verdade, mas nada muito mais que isso.

O filme tem momentos muito divertidos e é focado em Homer, com subtramas com Bart (seu velho problema de aceitação paterna), Lisa e Marge. Os autores fazem também piadas em cima da própria série de sua emissora, de seus espectadores. Há, também, algumas paródias de superproduções hollywoodianas, mas menos do que se esperaria.

No geral, Simpsons – O Filme agrada como entretenimento mas decepciona um pouco no quesito filme de animação adulto. Isso porque a comparação com South Park, maior, melhor e sem cortes de 1999 é inevitável. A versão pros cinemas da série das crianças do Colorado chegou, como os Simpsons, despertando forte interesse de seus fãs. E os seus criadores não decepcionaram, criando algo totalmente inesperado e o que sustentou a obra na telona que foi o fazer do filme um musical. A animação lançada agora nos cinemas não conseguiu isso, manteve as expectativas, mas não as superou.

Outro detalhe importante, devido a um problema de direitos autorais das dublagens dos DVDs da série, o dublador do Homer, Waldyr Sant'Anna, não está no filme. No início há um estranhamento, mas rapidamente o ouvido se acostuma ao novo timbre de voz de "gordão careca" e não há maiores problemas.

Guilherme Kroll Domingues

2 comentários:

  1. Achei o filme fraco e não consegui me acostumar ao novo dublador do Homer até hoje. A "nova voz" do Homer (em minha opinião) o fez mudar de um estadunidense ao extremo e tonto para um completo retardado.
    Acho que a série toda perdeu muita força. Você consegue ver as críticas a sociedade (não só americana) e tudo que seus roteiristas quer passar. Mas perdeu aquilo que fazia a gente gargalhar.
    O irônico é que a série "inspirada" em Os Simpsons, Family Guy, está muito mais engraçada. Não sei se é só pelo fato de ser mais ácida, mas ultimamente prefiro ver Brian, o cachorro alcoólatra, e Stewie viajando pelos EUA.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe os erros. Não li antes de enviar.

    ResponderExcluir