terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Nevasca

Ficha Técnica:
Nevasca (Snow Cash) 
Autor: Neal Stephenson
Tradutor: Fábio Fernandes
Editora: Aleph
Páginas: 434
Ano: 2008

Sinopse: Hiro Protagonist é um entregador de pizzas mas também é um hacker free-lancer e o maior espadachim do mundo, segundo ele mesmo. No caminho encontrar-se-á com Y.T., uma adolescente esqueitista e juntos tentarão resolver o mistério de Snow Crash, um vírus-droga-religião que assola tanto o mundo real como o virtual.

Neal Stephenson descreve o mundo como uma distopia caótica depois de uma lenta e inexorável agonia econômica dos EUA. O outrora país mais poderoso do mundo agora é um pequeno estado burocrático, cercado por franquias que são quase-estados independentes, como a Grande Hong Kong do Sr. Lee, ou a Narcolombia. Entre essas franquias está a Máfia, cujo principal negócio aparentemente é... entregar pizzas!

O caos que impera na realidade tem seu espelho num mundo virtual, o Metaverso, onde pessoas, graças a seus avatares, podem ter uma segunda vida, talvez mais interessante que suas vidas reais.

A vida de Hiro, um mestiço meio negro meio japonês, consiste no emocionante trabalho de entregar pizzas para a Máfia. É emocionante porque a Máfia promete pizzas grátis se o horário prometido para a entrega for extrapolado em um segundo apenas, e os clientes passam a fazer absurdos para conseguir isso, inclusive tentando matar o entregador!

No Metaverso, Hiro é um famoso hacker-samurai, respeitado e temido, e lá tem contato pela primeira vez com o Snow Crash (ao pé da letra, Nevasca), oferecido como uma droga para um amigo seu, Da5id. Como no Metaverso tudo é virtual, Da5id resolve aceitar, imaginado ser apenas uma propaganda ou, no pior caso, um vírus de computador, e descobre que Snow Crash não é tão virtual assim.

Hiro passa então a investigar o que vem a ser Snow Crash. Seu caminho cruza com o de Y.T., uma adolescente Kourier (entregadora de pequenas mercadorias de forma rápida), cujo trabalho lembra o dos motoboys, só que em vez de moto, tem um esqueite e um arpão magnético, lançado nos carros para ganhar empuxo.

A partir daí o livro se torna uma ação nonstop (aliás, apenas ganha intensidade), num vai-e-vem entre o Metaverso e a Realidade e entre as mais variadas franquias. Na sua investigação, Hiro irá se deparar com conceitos complexos sobre lingüística e neurologia, religiões muito antigas, vírus biológicos e com o Corvo, que segundo o autor, é o maior filho da puta do mundo, um gigante de mais de 2 metros, oriundo das ilhas Aleutas, com uma tatuagem na testa: "Sem Controle Emocional".

O autor soube muito bem conduzir a narrativa, criando um enredo complexo e carregado de adrenalina. E a complexidade do enredo agradará ao leitor que busca mais do que uma aventura bem feita.

Nevasca (Snow Crash) realmente merece ser considerado uma obra-prima.

Sobre a tradução: o número de conceitos de ciências diferentes (tecnologia da informação, antropologia, história, neurologia, lingüística, psicologia, física, etc.) faz com que o tradutor tenha um trabalho enorme para colocar de forma correta os mesmos termos no português. Há também o linguajar característico do autor e dos personagens, com neologismos e gírias da juventude de um futuro próximo. Algumas vezes a tradução precisa tem que ser sacrificada em nome do entendimento do enredo e a da manutenção do clima da história. Um exemplo disto é o próprio título. Snow Crash é um defeito que ocorre quando uma tela qualquer fica sem imagem e apresenta apenas estática. Em português do Brasil, a palavra para isto é “chuvisco”. Diga lá: você estaria lendo esta resenha se o livro se chamasse Chuvisco?

Dicas Nerd: Se você gostou do livro e ficou intrigado com alguns conceitos, recomendamos as seguinte leituras:

A Estrutura da Magia, de Richard Bandler e John Grinder (LTC): trata-se da obra que deu origem à Programação Neurolinguísitca, uma das bases para a criação de Snow Crash. Antes que você torça o nariz por causa da má fama da PNL, este livro é um trabalho científico sério e tem como base o trabalho do lingüista Noam Chomsky.

Espiritualidade Integral, de Ken Wilber (Aleph): o livro trata de uma tentativa de aproximar uma série de conceitos ocidentais e orientais dentro de um arcabouço teórico comum, envolvendo ciência, filosofia e religiões, visando criar uma supermetaciência. O que seria Hiro? Um japonês-negro-americano-mafioso, a concretização viva das pretensões deste livro...

As Máscaras de Deus, de Joseph Campbell (Palas Athena): Joseph Cambell é famoso por ter sido o maior mitólogo de todos os tempos e consultor de Jorge Lucas em Guerra nas Estrelas, nos episódios IV, V e VI. É dele a idéia de começar pelo episódio IV para existir a surpresa de I am you father. Neste livro ele trata especificamente de como os povos vêem Deus.

O Herói de Mil Faces , também de Campbell (Cultrix): aqui ele trata especificamente do mito do Herói nas diversas culturas.

Alvaro Alipio Lopes Domingues

3 comentários:

  1. Poxa, não conhecia. Vou anotar a dica. Me lembrou um pouco Neuromancer.
    E muito obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  2. Pai Nerd, parabéns pelo seu blog - até que enfim consigo ver seus comentários diariamente, pelo sistema de atualização dos meus "filhotes".

    Passei só para dar oi; abraços, meu caro.

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Valeu a dica! E adorei conhecer seu blog! Já que minha alcunha é mãe nerd, achei meu lugar! rsrsrsr

    ResponderExcluir