sábado, 27 de fevereiro de 2010

Vampiros e Ficção Científica

A Ficção Científica sempre andou de braços dados com os gêneros Horror e Terror, já que, juntamente com o Fantástico, lidam exatamente com as mesmas questões limites da realidade e da fantasia.

Dentro desta mistura, há as histórias de vampiros. Segundo alguns críticos, o que vai dizer se a história é Terror ou Ficção Científica são as explicações. Se o vampiro for fruto de um ataque de vírus, de uma doença hereditária ou se ele for um alienígena ou alguma forma de vida não sobrenatural, a história é FC. Se não houver explicação nenhuma para a causa do vampirismo ou ela for originada por magia ou maldição é Terror ou Horror.

 
Drácula está bem longe da FC (será!?)

Levando isso em consideração, vamos apresentar algumas histórias de FC que envolvem vampiros em seu enredo. A primeira delas é do pioneiro H. G. Wells, A Floração da Estranha Orquídea escrita em 1896, conto reproduzido na antologia O Vampiro Antes de Drácula, publicado pela editora Aleph. O ser vampiresco aqui é uma planta. Como todas as histórias de Wells, esta também é apenas um pretexto para criticar a sociedade onde vivia, a Inglaterra Vitoriana. No caso, é a vida medíocre da classe média e seus preconceitos gerados por olhar o apenas o próprio umbigo.

Em 1954, Richard Matheson escreveu o excelente Eu sou a Lenda (esqueçam qualquer adaptação cinematográfica – ninguém acertou a mão, muito menos Francis Lawrence e Will Smith), onde num mundo atacado por um vírus, todas as pessoas são transformadas em vampiros, menos uma que se dedica então a matar vampiros. Matheson além de criar uma excelente trama procura inserir e explicar todos o elementos das lendas dos vampiros, por exemplo a estaca, o alho e o crucifixo. As explicações são toscas por que são obtidas pelo personagem principal, sem muitos recursos para fazer uma pesquisa séria. Há até um certo humor: o que aconteceria com o crucifixo, se o vampiro fosse judeu?

Vampiros de Almas surge nas telas do cinema em 1956. Neste filme arrepiante, seres alienígenas vegetais vampirizam a personalidade das pessoas, clonando-as e ocupando seu lugar na sociedade. A metáfora aqui é a paranóia vigente nos anos 50 nos EUA. De um lado, o governo americano alimentando o medo ao comunismo e, do outro, o medo de uma perseguição marcatista promovida por este mesmo governo, fazendo todos desconfiarem de todos, inclusive de parentes muito próximos (irmãos, filhos, cônjuges).

Colin Wilson escreveu, em 1976, Vampiros do Espaço, onde astronautas recolhem de uma antiga nave extraterrestre orbitando a Terra, seres humanóides aparentemente mumificados. Inadvertidamente libertam seres de energia que parasitam humanos, vivendo a custas de sua força vital. A intenção dos seres é preparar uma invasão e usar os terrestres como uma espécie de fonte de alimentos para eles. Só por esta sinopse, percebe-se uma clara influência de H. G. Well (A Guerra dos Mundos). Como Wells, Colin Wilson tinha outras preocupações por trás de seu romance. Psicólogo, usa os alienígenas infiltrados como pretexto para analisar o comportamento humano. Ocultista, usa este romance para introduzir suas crenças. Político, critica o comportamento “duas caras” dos políticos, pois um dos infiltrados é o próprio Primeiro Ministro da Inglaterra, que não percebe a presença do alienígena, por estar habituado a dizer uma coisa e fazer outra.

Indo para a pura diversão, temos a pulp ficction, escrita em 1980, Sabella, uma Vampira nas Galáxias, da escritora inglesa Tanith Lee. Neste livro, a ambientação é num planeta similar a Marte, colonizado pela Terra num futuro longínquo. O livro é contado do ponto de vista do vampiro que desconhece as causas de seu estado. Sabella é uma descendente de terrestres que vive neste planeta e aos poucos vai descobrindo sua natureza vampiresca e sua real origem. Há um caçador que a persegue, que parece saber mais sobre ela do que ela mesma. Aqui a FC está bem caracterizada, com uma boa ambientação extraterrestre, alguns artefatos e uma boa descrição de uma raça alienígena extinta e da causa do comportamento vampírico.


No limite entre o Terror e a FC, temos dois contos onde fica em aberto a origem do vampiro, mas há alguma tendência apontando para seres evoluídos, artificiais ou alienígenas.

O primeiro deles é O Horla de Guy de Maupassant, também presente na antologia O Vampiro Antes de Drácula. Publicado originalmente em 1886, o vampiro é um ser não humano e invisível, que se apodera de seu hospedeiro e o controla e dele se alimenta. Aqui o horla seria um sucessor da raça humana, produto da evolução não necessariamente do homem.

O segundo é um conto de Ray Bradbury, O Hóspede do Segundo Andar, publicado pela primeira vez em 1947. Um menino vai para casa da avó para ficar hospedado alguns dias, durante suas férias. A avó, por viver sozinha, aluga um dos quartos da casa. Crimes começam a acontecer nas imediações. Suspeita-se que os crimes estão sendo praticados por um vampiro. O menino começa desconfiar do hóspede pelo seu comportamento estranho: dorme de dia, evita a luz e espelhos, etc. Quando o vampiro é morto, seus órgãos internos são formas geométricas gelatinosas (cilindros, esferas, pirâmides, cones etc.), dando a entender ou que é um ser artificial ou não humano. Aqui o tema é “o estranho em casa”. A avó, ao saber dos crimes, se sente segura de estar em casa, mas na realidade abriga o assassino.

O que dificulta a classificação destas duas histórias como sendo FC é a ambigüidade com que são narradas as descrições e ações dos vampiros. No caso de Maupassant, a história é contada em primeira pessoa por uma das vítimas do vampiro, que não tem condições de analisar cientificamente o fato tanto pela sua condição de vítima, como por não conhecer em profundidade alguns conceitos científicos. Isso permite que se paire dúvidas no ar, inclusive da sanidade do personagem-narrador.

No caso de Bradbury, apesar do narrador ser em terceira pessoa, ele olha do ponto de vista do menino, aterrorizado e ao mesmo tempo, determinado a resolver a questão. Mas também não tem conhecimentos técnicos nem maturidade emocional suficientes para analisar.


6 comentários:

  1. Bom artigo. Gostaria de acrescentar que o ótimo longa "Vampiros de almas" é a versão filmada do ainda melhor "Invasores de corpos" (The body snatchers), romance de Jack Finney.
    E que o bom romance "Vampiros do Espaço", de Colin Wilson, tem uma versão cinematográfica igualmente boa, chamada Força sinistra (Lifeforce).
    Sobre "Eu sou a lenda", deve ser experimentada pelos fãs a primeira e melhor adaptação para o cienma desse livro, o longa em PB "Mortos que matam", com Vincent Price. A versão setentista, com Charton Heston, também é superior, embora também não faça justiça ao romance.
    Parabéns pelo novo blog, que está ótimo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Álvaro. Independente de classificação quanto a gênero, eu acho fantástico, em todos os sentidos, O Horla, de Maupassant.

    ResponderExcluir
  3. Resenha de verdadeiro conhecedor do assunto.
    Para mim é enigmática essa fascinação das pessoas por vampiros. Morro de medo deles e, sempre que posso,coloco um dente de alho debaixo do travesseiro.
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Alvaro,

    Muito boa a resenha, como todas as que você escreve como ótimo conhecedor do mundo fantástico, nesses sobretudo O Orla de Maupassant.
    Inah Lins

    ResponderExcluir
  5. Putz, que coincidência. Vi Vampiros de Almas esses dias. Não sei se foi na TCM ou no Telecine Cult.
    Ótima a metáfora dos vampiros tomando conta de corpos de familiares com a caça ao comunismo nos EUA. A literatura e a arte em geral tende a refletir os medos e aflições de uma gereção. Porém a ficção científica e a fantasia fazem isso de um jeito mais radical. Um exemplo é Frankestein. Escrito na época da descoberta da eletricidade. Alguns acreditavam que era possível reviver alguém através de uma descarga elétrica.
    Alvaro, outro ótimo post.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo ótimo artigo. Tenho uma versão do livro EU SOU A LENDA em quadrinhos (Devir), adaptado por Steve Niles e Elman Brown. Se não estou enganado, Ben Cortman, o vampiro líder, é judeu. Recomendo a leitura. Caso você ainda não tenha lido esta HQ, saiba mais sobre ela neste link: http://www.devir.com.br/hqs/eu-sou-a-lenda_v01.php . Abração.

    ResponderExcluir