terça-feira, 31 de maio de 2011

Selva Brasil

Selva Brasil
Autor: Roberto de Sousa (ou seria Souza?) Causo
Editora: Draco
Ano: 2010
112 páginas



Sinopse:  Numa realidade alternativa, no ano de 1993, um grupo de soldados brasileiros na selva amazônica enfrenta não só o guerrilheiros do outro lado. Jânio Quadros havia invadido as Guianas nos anos 60 e entrou numa guerra de desgaste. A luta perdera o sentido.

Roberto Causo brinca com a história alternativa, pinçando um evento dentro de uma luta imaginária, mas plausível. O megalomaníaco Janio Quadros decide invadir as Guianas e acaba mudando todo o perfil geopolítico da América Latina.

O autor mostra esta realidade a partir do depoimento de um personagem que tem o mesmo nome, como se fosse seu espelho. De uma forma inteligente sente-se na história que o Causo alternativo tenta dialogar com o Causo desta realidade, especulando sobre a vida de seu “duplo”.

Quem conhece o Causo dificilmente o imaginaria segurando uma arma e atirando em alguém. Mas será que, se estes “fatos” realmente se configurassem, a história não seria outra? Do mesmo modo, o Brasil, tradicionalmente não belicoso, entraria numa guerra de desgaste contra seus vizinhos?

E o principal questionamento do livro: onde está a maior violência? Numa guerra na selva ou o dia a dia violento que vivemos? Realmente soa irônico quando o duplo do Causo diz invejar o mundo “pacífico” de nossa realidade.

A narração centra-se em alguém que está no meio do conflito e tem uma visão fragmentária do que está acontecendo, em vez de se optar por um narrador onisciente que poderia nos mostrar todo o contexto histórico e político.  Isso dá uma dimensão mais humana ao relato, pois sentimos um pouco da realidade vivida pelo personagem narrador.

Todavia sentimos que história poderia ser ampliada e abarcar todo o contexto alternativo. Isso talvez ainda possa ser feito, se Causo optar por criar mais contos, noveletas ou romances no mesmo universo, aprofundando-se nesta outra realidade.

Um livro para nos fazer pensar.

5 comentários:

  1. Obrigado pela resenha, Álvaro. Se o livro fizer pensar, já fico satisfeito. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Um livro que faz pensar é um livro comprometido dom o devir.
    Vale a pena ser lido
    Sonia

    ResponderExcluir
  3. Um livro que faz pensar é algo pra se levar em conta.
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Esse livro vale cada página. Muita personalidade e estímulo para o leitor!

    ResponderExcluir
  5. EU li esse livro em dois dias, e achei um dos mais legais do ano passado.
    Ele só tem UM problema: é curto.

    ResponderExcluir