quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia da Toalha – Dia do Orgulho Nerd

Hoje é um dia especial para os nerds de um modo geral e para os fãs de Mochileiros das Galáxias em especial.

É porque, em todo o mundo ocorre uma dupla comemoração:  o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha

O Dia do Orgulho Nerd marca a estréia mundial do filme Guerra nas Estrelas, que ocorreu em 25 de maio de 1977. Este filme inaugurou não só uma nova fase nos filmes de fantasia como exacerbou um comportamento que antes só algumas pessoas “desajustadas” tinham: o do fã que quer saber tudo sobre sua série preferida, custe o que custar. 


Embora os fãs de Jornada nas Estrelas já fizessem isso, até de forma organizada, o comportamento nerd ganhou força a partir de então.  Aliás, o primeiro filme para o cinema de Jornada nas Estrelas foi às telas apenas em 1978, aproveitando a porta aberta pelo seu rival. 


 


E daí ela ficou escancarada. Veio Battlestar Galática também em 78 (que virou uma série e ganhou uma remake em 2003), Senhor dos Anéis, os RPGs ganharam força e assim por diante. 



Battestar Galática 1978


A porta aberta pelo cinema também deu passagem para que outros nerds mostrassem a face: leitores de Ficção Científica, Fantasia e Terror (em especial Vampiros) e os nerds clássicos puderam respirar em paz, ganhando até uma série televisiva, Big Bang Teory.

Os fãs de Douglas Adams  também nerds e, por coincidência (ou não) escolheram em 25 de maio de 2001 para homenagear seu autor preferido, que falecera 14 dias antes. A toalha é um objeto que todo nerd deve ter, segundo Douglas Adams, porque se um mochileiro tem uma toalha, quem lhe der carona pressupõe que ele tem todo o resto necessário. Como este útil pedaço de pano tem uma relevância fundamental, os nerds-mochileiros a escolheram para simbolizar sua homenagem. Neste dia o mínimo que um fã desta série deve fazer é ostentar uma toalha.

Assim, o Pai Nerd deseja a todos um feliz Dia do Orgulho Nerd ou um Feliz dia da Toalha. Ou ambos!

Um comentário:

  1. Que a força esteja com esse blog. Ser nerd já era bom antes de virar moda.
    Abraços e UOOOOOOOOOOOON!

    ResponderExcluir