sábado, 28 de setembro de 2013

Combo Rangers – Somos Heróis

Roteiro: Fábio Yabu
Arte: Michel Borges
Editora: JBC
Ano: 2013
128 páginas

Sinopse: Novas aventuras com a trupe Combo Rangers. Em Nova Cidade, muita gente tem superpoderes, mas como as coisas estão aparentemente nos eixos, as pessoas usam estes superpoderes para coisas rotineiras, como ir voando ao seu trabalho ou para se exibir. Porém, há uma ameaça vinda do espaço e as pessoas, mesmo com superpoderes não consegue perceber que podem usá-los para salvar o planeta. A ameaça são as forças invasoras do Império Domao. Entram em cena três heróis aposentados: Reflexo, O Pacificador e o Poderoso que ao perceberem que não tem cacife para enfrentar este poder inimigo, resolvem convocar cinco pré-adolescentes para lutar contra esta terrível ameaça.
Criados em 1998 por Fábio Yabu, os Combo Rangers surgiram inicialmente na Internet e dado o sucesso migraram para páginas impressas, porém devido a diversos fatores, param de ser publicados no ano 2000. Todavia, segundo o próprio Fábio Yabu, havia uma nova geração de fãs, incentivados pelos pais, tios e irmãos mais velhos, que curtiam as velhas histórias do Combo Rangers.
Não cabia um relançamento ou mesmo novas aventuras com os heróis antigos. A solução foi criar um novo universo de heróis mais antenados com a nova geração de fãs, que vive grudada nos tablets, mas tem que enfrentar uma escola com uma estrutura arcaica e uniformizante e o bulling praticado por alunos com superpoderes.
Assim surgem Fox, Ken, Kiko, Lisa e Tati (três rapazes e duas moças), que estudam numa escola cujo diretor tem o sugestivo nome de Monte, com mentalidade retrógrada e controladora. Aliás este é um dos méritos de Yabu, ele faz uma crítica pesada em relação à escola como está atualmente estruturada. Em determinado momento Monte faz uma declaração de que as pessoas têm que ser padronizadas para se ajustarem à sociedade.
Outro posicionamento é em relação à acomodação das pessoas em relação a um salvador da pátria, quando elas mesmas tem o poder da mudança (afinal, muitos tem superpoderes).
Yabu, talvez por ser uma história destinada às pessoas muito jovens, não aprofunda muito as críticas, colocando como contraponto a possibilidade de redenção a alguns dos opositores terrestres dos jovens (por exemplo, o pai de Fox e o diretor Monte), mas sem deixar de dar algumas alfinetadas no governo (o Presidente nem percebe a crise que se desenrola) e em relação aos serviços públicos.
Os cinco heróis foram escolhidos pelos aposentados por suas características de caráter e nenhum deles tinha um poder especial. Então terão que se adaptar à nova condição e descobrirem em pouco tempo e sob pressão cada um de seus poderes.
A mensagem, dirigida aos pré-adolescentes, é que cada um tem um herói dentro de si e ser herói é dar o seu melhor.
Completando tudo está a ótima arte de Michel Borges.
O resultado é um HQ bem divertida, que agradará os fãs antigos e os novos ou mesmo quem nunca conheceu esta trupe de heróis.
Nerdshop

Nenhum comentário:

Postar um comentário