quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Confraria dos Aventureiros

Confraria dos Aventureiros
Autor: Jussara Gonzo
Editora: Oráculo
Ano: 2012
284 páginas

Sinopse: A Confraria dos Aventureiros é um grupo de aventureiros do reino Graso. Este grupo e também o reino, tiveram seus dias de glória e aventura, mas agora tudo estava estagnado. Shamir, o Mago do grupo se estabelecera como vendedor de itens mágicos e Hurrah, outro veterano do grupo só abria a sede da Confraria para tirar o pó. Mas esta monotonia é quebrada por uma voz do passado.
Aos dois veteranos se reúnem cinco novatos, mais por acaso do que intencionalmente: Aramil, filho de Shamir, Ulfgar, um anão fanfarrão e inexperiente, Jebbo, um gnomo mal humorado, Lia, uma ladra arremessadora de facas, John Paul, um aprendiz de feiticeiro.
O texto já no Preâmbulo nos mostra a que veio: contar uma boa aventura no estilo D&D com muitos lances de humor e um bom mistério para ser resolvido.
A estrutura guarda muita semelhança a uma aventura clássica de RPG no estilo D&D de onde vieram também os personagens. O enredo é bem divertido, com destaque para Ulfgar, o anão adolescente que fugiu de casa para ser aventureiro, a revelia dos pais (aventureiros profissionais, que não queriam ver o filho metido em enrascadas).
O mistério está centrado no Castelete de Garzard. Um local assombrado que causou a morte de inúmeros aventureiros que lá entraram para destruir o mal ali presente, inclusive a Companhia do Perigo, grupo outrora rival da Confraria dos Aventureiros.
Há algumas citações a elementos da cultura nerd e até mainstream, sobretudo na invocação de magias. Por exemplo, eis alguns feitiços:
“A Barca do Inferno de Vicente” – referência ao Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente
A Balada do Mar Salgado de Pratt” – referência a uma HQ de Corto Maltese
“As Moscas de Sartre” – referência a uma peça de Sartre
Tudo isto compõe uma leitura leve, agradável e divertida.

Nerd Shop
O livro pode ser conseguido diretamente com a autora através do e-mail hq.experimental@gmail.com .

Ou pelo site da autora: Punhado de Contos


Nenhum comentário:

Postar um comentário