Autor: Jussara Gonzo
Editora: Oráculo
Ano: 2012
284 páginas
Sinopse:
A Confraria dos Aventureiros é um grupo de aventureiros do reino
Graso. Este grupo e também
o reino, tiveram seus dias de glória e aventura, mas agora tudo
estava estagnado. Shamir, o Mago do grupo se estabelecera como
vendedor de itens mágicos e Hurrah, outro veterano do grupo só
abria a sede da Confraria para tirar o pó. Mas esta monotonia é
quebrada por uma voz do passado.
Aos
dois veteranos se reúnem cinco novatos, mais por acaso do que
intencionalmente: Aramil, filho de Shamir, Ulfgar, um anão fanfarrão
e inexperiente,
Jebbo, um gnomo mal humorado, Lia, uma ladra arremessadora de facas,
John Paul, um aprendiz de feiticeiro.
O
texto já no Preâmbulo nos mostra a
que veio: contar uma boa
aventura no estilo D&D com muitos lances de humor e
um bom mistério para ser resolvido.
A
estrutura guarda muita semelhança a uma aventura clássica de RPG no
estilo D&D de onde vieram também os personagens. O enredo é bem
divertido, com destaque para Ulfgar, o anão adolescente que fugiu de
casa para ser aventureiro, a revelia dos pais (aventureiros
profissionais, que não queriam ver o filho metido em enrascadas).
O
mistério está centrado no Castelete
de Garzard. Um local
assombrado que causou a morte de inúmeros aventureiros que lá
entraram para destruir o mal ali presente, inclusive a Companhia do
Perigo, grupo outrora rival da Confraria dos Aventureiros.
Há
algumas citações a elementos da cultura nerd e até mainstream,
sobretudo na invocação de magias.
Por exemplo, eis alguns
feitiços:
“A Barca do Inferno de Vicente” – referência ao Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente“
A Balada do Mar Salgado de Pratt” – referência a uma HQ de Corto Maltese
“As Moscas de Sartre” – referência a uma peça de Sartre
Tudo
isto compõe uma leitura leve, agradável e divertida.
Nerd Shop
O livro pode ser conseguido diretamente com a autora através do e-mail hq.experimental@gmail.com .Nerd Shop
Ou pelo site da autora: Punhado de Contos
Nenhum comentário:
Postar um comentário