domingo, 10 de março de 2013

Cypherpunks – Liberdade e o Futuro Da Internet


Cypherpunks – Liberdade e o Futuro Da Internet
Autor: Julian Assange
Tradução: Cristina Yamagami
Editora: Boitempo Editorial
Ano: 2012
Formato ePub

Julian Assange (fundador do WikiLeaks) e um grupo ativistas que lutam em defesa do ciberespaço (Jacob Appelbaum, Andy Müller-Maguhn e Jérémie Zimmermann), colocam neste livro que a internet está se tornando um lugar perigoso, prevendo uma grande onda de repressão para populações inteiras.

Isso ocorre porque tudo que trafega está sobre controle de alguém, sejam corporações transnacionais, seja o Estado, numa vasta rede de espionagem, vigiando todos os cidadãos nos mínimos detalhes de sua vida privada. Neste livro ele descreve uma forma de lutar contra isso, através da formação de comunidades que se comunicam através de cripitografia, os Cypherpunks, ou do uso generalizado por qualquer pessoa da criptografia na internet. O termo é a junção das palavras cipher (com o i tornado em y) e punk, para guardar similaridade com o termo cyberpunk, e foi criado nos anos 90, quando surgiram as primeiras discussões sobre privacidade na internet e comunidades deste tipo.

Assange assegura que o livro não é um manifesto, pois, “não há tempo para isso”. Ele coloca a questão em tom de alarme, para nos acordar para o perigo que corremos de vigilância em massa permanente, a censura e a perda da liberdade de expressão e a morte da nossa privacidade.

Leitura obrigatória para quem escreve ficção científica e um alerta importante para aqueles que prezam sua liberdade e privacidade.

Disponível em e-book e em tradicional (papel) na Livraria Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário