sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

História Fantástica do Brasil – Inconfidência Mineira


História Fantástica doBrasil – Inconfidência Mineira
Autores: M. D. Amado (org), A. Z Condernozi, Chico Pascoal, Davi M. Gonzales, Goldfield, Jota Marques, Zé Wellington
Editora: Estronho
Ano: 2012
150 páginas.

Sinopse: Coletânea de contos da série História Fantástica do Brasil, tendo por tema a Inconfidência Mineira.
Um dos incidentes mais emblemáticos da história do Brasil, que foi mistificado depois desmistificado e novamente mistificado, isso um sem número de vezes, por diversos autores, em diferentes épocas.
Nele se destaca a figura de Tiradentes, ora visto como um mártir, ora como um herói, ora como um testa de ferro, ora como uma vítima das circunstâncias (o típico cara que não teve tempo de correr, como na música Cidadão da Mata de Baiano e os Novos Caetanos). E como não poderia deixar de ser, é ele que domina o cenário, presente em todos os contos. Nem que fosse só para dar um espiadinha.
Baiano e os Novos Caetano 
"O ultimo a morrer é o herói. O cabra que não teve tempo de  correr"

Antevisões distintas do destino – Chico Pascoal
Neste conto, Tiradentes apesar dos sonhos videntes de sua amante e do aviso mais pragmático da dona de um prostíbulo, segue em frente no seu intento, como se fosse este seu destino, morrer em prol de um ideal em que acreditava.

Atenção Spolier

Não há como comentar o conto de Chico Pascoal, sem dar pistas para o seu final. Chico coloca na mesa uma possibilidade bem discutida pelos historiadores: é provável que a morte de Tiradentes tenha sido uma encenação. Tiradentes teria sido substituído por um outro condenado e fugido do Brasil. Isto é posto no enredo, de forma a não destruir muito o mito do herói (troca teria sido feita à sua revelia), pois ele acreditava mesmo nos ideais da Inconfidência Mineira.

Um conto competente, bem escrito, mas sem muitos voos imaginativos.

Prometeu Inconfidente – Zé Wellington

Atenção Spoiler!
Outro conto que não podemos comentar sem dar spolier ( se bem que o título já da uma pista para quem curte FC e Terror). Zé Wellington junta com muita habilidade dois mitos: o do sumiço da cabeça de Tiradentes, com a História de Frankstein. O interessante é que o conto me fez lembrar uma HQ de terror que li quando criança, cujo tema era justamente a cabeça de Tiradentes. O tema é tão bom que provavelmente daria uma história mais longa.

A Insurrenição de Sorøland – A. Z. Condernonsi

Em uma história alternativa, os Vikings colonizaram o Brasil e são os opressores. Os ingleses são adversários dos vikings, mas veem como perigoso o crescimento de um movimento libertário nas colônias vikings. Uma sacada muito boa e bem escrita.

Dia Marcado – Jota Marques

Numa história alternativa, Joaquim José da Silva Xavier não é Tiradentes, mas O Relojoeiro, alcunha dada pelo seu ofício de engenheiro. Mas não é só isto que está diferente. Uma bem construída história que subverte algumas coisas na história original. Mas poderá alguém, por mais que tente, ultrapassando os limites entre realidades, escapar do seu destino?

Revelações de Páscoa – Armanda Reznor

Uma adolescente viaja para visitar sua bisavó e encontra muito mais que uma senhora idosa. Uma boa história de horror, que envolve transmigração de almas, maldições e vampiros, com uma ligação forte com o passado de Minas Gerais. Um final assustador.

Sanguineus Regium – Goldfield

Atenção Spoiler!
Um grupo se reúne para uma rebelião. Logo perceberemos que os governantes não só metaforicamente tiram o sangue da população.


Dirceu – David M. Gonzales

No degredo, Tomás Antonio Gonzaga conta sua visão da Inconfidência. Aos poucos vamos percebendo que não é a mesma história. Plea forma de narrar, percebemos que ele não entende metade das palavras que os outros falam. O diálogo está repleto de termos técnicos que não são próprios da época. O que realmente teria acontecido?

O livro cumpre seu papel de reunir um bom conjunto de histórias, que vai agradar muitos leitores. Destes, eu destaco, pela originalidade: A Insurrenição de Sorøland, Dia Marcado e Revelações de Páscoa.

Nerd Shop

História Fantástica do Brasil – Inconfidência Mineira. Editora Estronho. Livraria Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário