quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A Praga Escarlate - para ser lido às vésperas do Fim do Mundo


A Praga Escarlate
Título original (inglês): The Scarlet Plague
Autor: Jack London
Tradução: Roberto DeNice
Editora: Conrad
Ano: 2003
104 páginas

Sinopse: Em 2013 o mundo é assolado por um praga que mata de forma rápida e, em pouco tempo, a população da Terra é reduzida a apenas algumas pessoas. Em 2073, um velho de 87 anos, última testemunha ocular dos tempos da peste, tenta contar aos seus netos o que viu e como a humanidade lentamente foi sendo destruída, tanto com a morte das pessoas, como os valores da civilização organizada.

Jack London coloca nesta distopia a sua grande preocupação. Somos realmente civilizados? Ou toda a história da civilização esconde uma barbárie sem tamanho, que num momento de crise,desmorona?

Socialista, London coloca como um dos primeiros conflitos a luta de classes, traduzindo como uma a explosão violenta dos excluídos ao perceberem que o caos se instala e classe dominante está em pânico. Mas não nutre simpatias pelos desfavorecidos, colocando na figura de Bill, o Chofer, toda a visão revanchista e brutal de uma classe esmagada e inculta, destruindo sem julgar qualquer coisa que viesse de uma classe superior (simbolizado pelos maus tratos que Bill inflige a Vesta van de Warden, outrora herdeira de um dos homens mais poderosos da Terra). O que subjaz é que a classe dominante fabricou estes "selvagens" (palavras de London) ao desprezá-los e espezinhá-los (a mesma visão de H. G. Wells em A Máquina doTempo).

Como Wells, London demonstra alguma esperança quando o velho reúne alguns livros em um lugar protegido para que no futuro, quando a humanidade estiver reorganizada poder usufruir do saber. Porém, mesmo isso, London questiona: será que valerá a pena?

O livro é bastante apropriado para ser lido às vésperas de mais um "Fim do Mundo".

Book Crossing

Este livro foi obtido numa banca do projeto Book Crossing, ou Abandone um livro no Fantasticon de 2012. Neste projeto, livros que lemos devem ser abandonados em locais públicos, para serem achados e lidos.

Este livro será abandonado hoje na Estação Ana Rosa do Metrô de São Paulo.

Nerd Shop
A Praga Escarlate. Jack London. Conrad Editora. Estante Virtual

The Scarlet Plage (em inglês). Jack London. Modern Voice. Livraria Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário