quinta-feira, 17 de março de 2011

Anjo de Dor


Anjo de Dor
Autor: Roberto de Sousa Causo
Editora: Devir – selo Pentagrama
Ano: 2009
212 páginas

Sinopse: Ricardo é o barman de uma boate em Sumaré, no início dos anos 90 (referências ao plano Color, programas de televisão, filmes de cinema e marcas de carro dão a pista) e tem que recepcionar uma cantora, Sheila, vinda de São Paulo. O primeiro contato entre não é muito promissor, estabelecendo-se um conflito entre eles, apesar da atração mútua. Isso poderia ser o início de uma história típica de romances femininos de banca de jornal, porém, pouco a pouco se insinua um outro enredo, mais forte, envolvendo o sobrenatural e o passado sombrio de Sheila.

Quando pegamos o livro de Causo nas mãos, sabemos que é um livro de terror. Começamos a leitura, esperando pelo susto, que não vem num primeiro momento. Causo na realidade está construindo o cenário, os personagens, mostrando pontos fortes e fracos de cada um e introduz o mistério em conta gotas, para no momento oportuno, fazer explodir o insólito.

Parte da trama está em construir um mistério em torno da cantora que chega pelas mãos de Lauro, dono da casa noturna Flick. Dona de uma voz excepcional e uma capacidade interpretativa para canções sensuais ótima, porém com alguma coisa grande e provavelmente podre, escondida no seu passado. Também Ricardo, o barman, esconde por trás de uma aparência serena, um homem de “pavio curto” capaz de reações violentas quando se vê ameaçado.

Anjo de Dor nos apresenta ao longo da narrativa uma discussão em torno do que seria o mal. Um espectro fantasmagórico ou a violência urbana, praticada por seres humanos nas noites de uma cidade grande?

Causo nos conta este história sabendo dosar muito bem mistério, suspense, horror, erotismo e aventura, conduzindo a um desfecho congruente com a narrativa. A batalha final num moinho abandonado é muito bem escrita, colocando o leitor no centro da ação.

Recomendo.

2 comentários:

  1. Muito oportuna esta discussão sobre o mal numa época em que as pessoas já não estão conseguindo discernir entre o certo e o errado, o bem e o mal.Sonia

    ResponderExcluir
  2. Este livro está na minha prateleira, aguardando sua vez. Espero lê-lo logo. Ótima resenha.

    ResponderExcluir