sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Efeito Sombra

O Efeito Sombra

Título Original: The Shadow Effect
Autores: Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson
Editora: Lua de Papel
Ano: 2010
254 páginas

Sinopse: Baseado no conceito de Sombra de Jung, os autores buscam uma forma de simplificá-lo e torná-lo entendível e conduzem o leitor a um processo de auto-ajuda.

Textos de auto-ajuda existem desde que apareceu a linguagem escrita e tem sido uma grande fonte de produção de livros que normalmente ocupam muito tempo a listas dos mais vendidos. Mais ou menos embasados, às vezes com conotações pseudo científicas, como O Segredo, este tipo de literatura está aí e não seria interessante simplesmente ignorá-lo.

Fui atraído pelo Efeito Sombra pela sua base na psicologia de Jung, e um cheiro de Guerra nas Estrelas. Isso não é por acaso, já que George Lucas foi bastante influenciado por Jung ao compor as duas trilogias. A Sombra seria “grosso modo” o lado negro da Força e este seria um dos primeiros motivos para ler o livro. Outro atrativo é o nome de Deepak Chopra, conhecido psicanalista indiano, que tenta aproximar as duas visões de mundo, oriental e ocidental.



A Sombra seria o lado do homem que queremos negar, e por ser negado, reage. Isso ocorre tanto a nível individual como coletivo, segundo o Jung. Os autores abraçam esta ideia e exemplificam com figuras públicas, por exemplo, Mel Gibson faz um filme sobre a Paixão de Cristo e faz declarações anti-semitas, após ter se embriagado (nível individual). Igrejas pregam a moralidade e ocultam, em seu interior, religiosos pedófilos (nível coletivo).


A proposta do livro seria nos ajudar a encontrar este nosso lado sombrio (a pessoa que não queremos ser) e integrá-lo à nossa personalidade, do contrário ele nos dominará e se mostrará nos momentos mais inoportunos.

Os textos dos três autores são bons e não prometem milagres, o que em si mesmo é um mérito na literatura deste tipo. A profundidade é mediana, ou seja, não vai ao nível do especialista, mas não trata do leitor como um completo ignorante.

Sobre o processo em si

Jung propõe um processo maior, que ele chama de “individuação”, do qual o encontro com A Sombra seria uma das fases. O que seus autores fizeram foi recortar deste contexto esta fase. Isso é bom ou ruim? Um psicólogo tradicional torceria o nariz, pois seria como dar uma aspirina a alguém que tem fortes dores de cabeça, sem saber as causas. Pode ser que funcione, mas, se a dor for originada pelo fígado, o remédio não servirá nem como paliativo.

Por que o livro faz sucesso, então? As pessoas normalmente buscam remédios simples para suas dores físicas e emocionais e comprar um livro é bem mais simples que procurar um especialista. Isso porque o livro de auto-ajuda, por melhor que seja, não vai tirá-lo de sua zona de conforto. Você sempre pode pô-lo na estante e esquecer dele.

Há o também o efeito “O Segredo”. Este livro prometia mundos e fundos só de você pensar naquilo que desejava. Muitos acreditaram e, com a crise, tomaram um tombo de seus pedestais de vidro. Estas pessoas que caíram buscam agora um ombro pra chorar.


O mérito deste livro é não oferecer um ombro, mas dizer: “a culpa foi sua”. Pois, ao pensar apenas positivo, varremos para baixo do tapete a nossa Sombra. Descobrimos que obtivemos o que não tinha preço, mas temos que pagar agora a fatura do cartão de crédito.

E esta verdade que não se quer ouvir. E lá vai mais um livro pra estante.

A Sombra e a Ficção Científica

A Sombra sempre é uma boa fonte de inspiração para autores de FC. Guerra nas Estrela levou isto às últimas consequencias. Anakin Skywalter é o retrato de uma pessoa que se deixa dominar pela sua Sombra (Darth Vader) e toda a saga é baseada neste conceito.

Há também o episódio 23 da primeira temporada de Star Trek Next Generation, Skin of Evil, onde a tripulação da Enterprise encontra com um ser amorfo escuro que só tem ódio dentro de si. Este ser revela que é o lado sombrio de uma raça que o abandonou. Uma metáfora perfeita para o que resulta na negação da Sombra.

Livros de horror e terror normalmente nos fazem ficar cara a cara com a Sombra. Lovecraft e Edgar Allan Poe são dois bons exemplos.

Há outros filmes e livros que podem ser lembrados que tratam deste assunto, porém considero a saga do Incal, de Jodorowski, uma das melhores abordagens deste assunto. Nela há uma guerra entre luz e trevas sendo travada e o herói, John Difol, é o único que pode transcender as trevas e fazer o universo retornar á luz. Nesta saga, todo o processo de Individuação junguiano até a superação das trevas é mostrado.

Nerd Shop:
O Efeito Sombra - Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson (Editora Lua de Papel)

2 comentários:

  1. Esse livro deve ser excelente. Quero comprá-lo. Gosto muito da filosofia de Deepak Chopra e estou plenamente de acordo com a nova postura dos psicanalistas modernos que fazem o cliente perceber que "a culpa foi dele" e não dos pais, do governo etc. Esta resenha de Álvaro me assombra. Parabéns
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Um ótima resenha.

    abs
    Flávio

    ResponderExcluir