domingo, 22 de abril de 2012

Sonho, Sombras e Super Heróis


Sonho, Sombras e Super Heróis
Autor: Luiz Bras
Ilustrações: Renato Alarcão
Editora: Autores Associados
Selo:  Ciranda das Letras – Coleção Jovem Leitor
Ano : 2011

Sinopse: Efraim é um garoto sonhador, que finge ser o Batman, e,  numa de suas incursões imaginárias, encontra com marginais reais e se envolve numa trama mirabolante. Porém isto é realidade ou fantasia?

Narrado em primeira pessoa, o que personagem conta pode ser irreal e só temos o seu ponto de vista. E ele mesmo no diz que algumas das histórias que conta não são compartilhadas por pessoas que estariam juntas com ele no momento do ocorrido. Há exageros óbvios e contrates aparentemente delirantes (como a interminável - e cada vez mais densa - fumaça do cachimbo de um dos personagens). Porém, com o correr da narrativa, novos fatos são agregados e mais fantasias são somadas e muitas vezes o mais bizarro pode ser a verdade.

Com influência das HQs e de filmes de ficção científica, como Matrix, Sucker Punch e A Origem, Luis Bras consegue  conduzir o leitor neste labirinto de realidade e fantasia. As reviravoltas entre fantasia e ficção são tantas que esperamos que mais cedo ou mais tarde uma última virada nos conduza  à realidade preto e branco em que vivemos.

Entretanto isso precisa ocorrer? O próprio ato de se entregar à leitura nos conduz ao que se chama de “suspensão da descrença”. Isso também não é uma ilusão?

O livro consegue ser cativante ao público adolescente, por não dar fôlego ao leitor, como uma montanha russa, onde um fato que aparentemente pode levar a uma calmaria, na realidade é prelúdio para uma nova arrancada e outra viagem veloz rumo ao desconhecido.

Nota dez para a maneira como o autor faz a transição entre a realidade e fantasia. Isso é feito de maneira suave e gradual misturando elementos do cotidiano do personagem com elementos fantásticos (por exemplo, o pai bisbilhoteiro de seu amigo aos poucos vira um interrogador profissional). Sem que se perceba, o fantástico domina.

Por fim,  Sonho, Sombras e Super Heróis, extrapola o público a que foi destinado, agradando adultos que apreciam um bom livro de ação com um o bom texto e que consigam saudavelmente se deixar envolver por um enredo fantástico (nos vários sentidos da palavra).


Book trailer

Nerd Shop

Sonho, Sombras e Super Heróis.Luiz Bras. Autores Associados. Livraria Cultura.

2 comentários:

  1. Salve, Álvaro. Que bom que você gostou dessa primeira aventura do Efraim. Já faz um tempinho que estou querendo convidar o rapaz pra uma nova encrenca em Cobra Norato, mas o dia a dia não tá fácil nem pra super-herói. Espero conseguir começar a escrever o novo romance no próximo semestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que Efraim ainda continua sendo capaz de sonhar. Aguardo ansiosamente a nova aventura.

      Excluir