sexta-feira, 4 de março de 2011

A Corrente – passe adiante


Autor: Estevão Ribeiro
Editora:  Draco
Ano: 2010
184 páginas

Sinopse:  Roberto é um hacker que , por brincadeira, resolve passar uma corrente das muitas que recebe em sua caixa de correio. As coisas se complicam quando uma a uma as pessoas que a receberam vão morrendo de forma assustadora.

Estevão Ribeiro, conhecido pelos seus quadrinhos em especial Pequenos Heróis e Os Passarinhos, estreia na literatura de horror com este romance.

Estevão Ribeiro soube manejar muito bem alguns dos conceitos do gênero. Primeiro, a escolha do plot: uma corrente vinda pela internet. A atitude de deletar sem ler correntes é bastante comum. Quantas vezes você não fez isso? A corrente como objeto de gerar a trama é uma boa escolha porque é simples e tem uma possibilidade mágica de exploração: a maioria delas promete mundos e fundos quando repassada ou desastres, se não (doces ou maldições?).

O segundo conceito é que os personagens são pessoas comuns em situações incomuns. Não nenhum herói, nem milionários excêntricos.  As pessoas têm qualidades e defeitos comuns.

E o terceiro, o suspense, sobretudo no final. Aliás, o suspense é o melhor mérito da obra. O leitor consegue se identificar com a trajetória de Roberto, torcendo por ele até o desfecho final . Há mistério também, sobretudo para se descobrir a causa do ódio da entidade que está por trás dos assassinatos.

Quanto ao mistério, Estevão trabalha bem, dosando adequadamente o que esconder dos leitores, se bem que às vezes solte alguma informação antecipada de forma muito clara, outras, segura as informações e as solta todas juntas. Mas isso não compromete a trama. A solução encontrada para resolver a questão da corrente é bem sacada: coerente, consistente e lógica, mas não óbvia.

Apesar disso o livro não chegou a me “aterrorizar”. Há entidade sobrenaturais, a brutalidade dos crimes, mas não nos sentimos ameaçados, ainda que no estado de suspensão da crença . Por isso, talvez, Estevão (ou a Draco) o classificou como thriller, um gênero que conjuga  suspense , mistério, ação e eventualmente terror ou horror. A impressão que tive foi que os outros elementos são mais importantes para Estevão do que o susto. Isso não desmerece o livro, já que me parece ser a proposta do autor.

Um livro bastante divertido e interessante.

2 comentários:

  1. Álvaro
    Adorei o tema do livro. Essa estória de corrente via email é algo instigante. Outro dia recebi uma que dizia que eu iria ganhar uma grana depois que enviasse a mesma para doze amigos. E não é que recebi uma grana inesperada? O tema do livro é bem atual e merecia um tratamento literário, imaginativo, inventivo. Parabéns ao autor e a você pela excelente resenha.
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela resenha elegante, grande Álvaro!

    ResponderExcluir