segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O Hobbit – A Desolação de Smaug

O Hobbit – A Desolação de Smaug
Título Original: The Hobbit: The Desolation of Smaug
Roteiro: Fran Walsh, Philippa Boyens, Guilhermo del Toro e Peter Jackson
Direção: Peter Jackson
Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Benedict Cumberbatch, Richard Armitage, Lee Pace, Cate Blanchett, Orlando Bloom, Luke Evans, Evangeline Lilly, Hugo Weaving

Sinopse: Gandalf, Bilbo e o grupo de anões liderados por Thorin estão a caminho da Montanha Solitária para tentarem recuperar a joia Pedra Arken, que poderá legitimar Thorin o rei de Erebor. A pedra está no meio do tesouro guardado pelo dragão Smaug.



Atenção Spoiler!

Gandalf deixa o grupo para descobrir a origem do Necromante. Os anões e Bilbo tem que atravessar a Floresta das Trevas, infestada por aranhas gigantes e são aprisionado por Elfos, inimigos históricos dos anões.

Surge entre os personagens Tauriel, uma elfa guerreira, que não existe no livro original. A razão dela estar ali, segundo os próprios roteiristas, é para equilibrar a excessiva presença masculina. Ela seria mais uma “smurfete” se não tivesse sido muito bem elaborada e igualmente bem interpretada por Cate Blanchett. O único deslize é a motivação da heroína: ela segue o grupo pelo interesse afetivo por Kili, um dos anões. E é seguida por Legolas que tem um interesse afetivo por ela. Contudo Tauriel tem uma percepção um pouco mais abrangente da realidade e da necessidade dos elfos deixarem de ser omissos.

Bilbo faz o uso do anel e ajuda os Anões a escaparem e são ajudados por Bard, um barqueiro descendente do arqueiro que protegia a Cidade do Lago contra os dragões. Este arqueiro, segundo a visão dos anões, errou o alvo e permitiu que Smaug sobrevivesse.

Enquanto isso, Gandalf é aprisionado pelos Orcs e tem um encontro com a verdadeira força por trás do Necromante.

Os anões descobrem a entrada da caverna onde o dragão dorme e Bilbo deve descer sorrateiramente ao covil de Smaug e apanhar a joia. Começa o ponto mais alto do filme: Bilbo acorda acidentalmente o dragão e tem que usar de toda a sua artimanha pra conseguir achar a pedra e se livrar do dragão. Após uma longa caça de gato e rato, os anões interveem e inciai uma luta entre eles e Smaug.


Conclusão

O Hobbit enquanto filme cumpre excepcionalmente bem seu papel: tem imagens magníficas, aventura, mistério, suspense, uma boa dose de humor e até um pouquinho de romance.

Smaug foi excepcionalmente bem construído, com movimentos bem naturais e expressões faciais de acordo e uma voz – interpretada por Benedict Cumberbatch – que a maioria de nós imagina que um dragão deve ter.

A sequencia de cenas, desde a descida de Bilbo até o covil até o encontro entre os anões e a fera é de tirar o folego.

É um filme excelente mas não espere fidelidade total ao livro nem a grandiosidade de o Senhor dos Anéis. Lembre-se de que, apesar das ligações entre as duas histórias, O Hobbit é uma outra história em um outro filme. Comparar só vai gerar frustrações.

Desligue o Nerd xiita e curta o filme!

Nerdshop

O Hobbit Quadrinhos – Livraria Cultura.
O Hobbit – Livro Ilustrado. Livraria Cultura
O Hobbit – Livro. Livraria Cultura
O Hobbit, Uma jornada Inesperada – DVD
O Hobbit, Uma Jornada Inesperada – Blue Ray


Nenhum comentário:

Postar um comentário