domingo, 4 de novembro de 2012

O Primo Basílio - O Musical




Texto: Eça de Queirós (romance)
Adaptação para teatro: Francisca Braga
Coreografia: Ivan Silva

Elenco:
Basílio: Luiz Araújo,
Luísa: Lígia Paula Machado,
Jorge: Frederico Silveira,
Juliana: Isadora Ferrite,
Leopoldina: Débora Oliveira,
Joana: Aline Meneguethi,
Sebastião: Gustavo Penna,
Ernestinho: Jonatan Motta,
Dr. Acácio/Castro: Dan Rosseto,
Emilinha: Biah Carfig.

Músicos: Daniel Farina Moreno (violão), João Paulo Pardal (violão), Otávio Colella (violino), Thais Ribeiro (piano), Renan Cacossi (flauta transversal), Jonatan Motta (violino).

Direção: Dan Rosseto

Direção Musical: Dyonisio Moreno

Sinopse: Baseada no livro Primo Basílio, de Eça de Queirós, e transportada para o Rio de Janeiro nos anos 60, a peça narra história de Luísa, moça romântica e sonhadora. Ela é casada com Jorge, engenheiro bem sucedido. Quando seu marido viaja a negócios, reaparece em sua vida Basílio, seu primo, que também foi seu primeiro amor. A paixão reacende entre os dois, culminado em adultério. Luísa passa a ser chantageada por sua empregada, Juliana, que se apossa de uma carta comprometedora.

É um enredo típico da literatura realista, com críticas contundentes à burguesia e à visão de mundo romântica. Também tem a estrutura típica de uma história de triângulo amoroso: mulher trai marido, é abandonada pelo amante e marido descobre, termina de forma trágica (ou feliz, dependendo se é realista ou romântica) e assim, mesmo quem não leu o livro já sabe o que vai acontecer. Isso é até ironizado através do personagem Ernestinho, que está escrevendo uma peça com este enredo e está indeciso se faz o final feliz ou dramático.

Todavia, embora todas as histórias já tenham sido contadas, a maneira de contá-las é o que importa. E O Primo Basílio — O Musical conta (e canta) muito bem esta história.

Os atores revelam versatilidade, suas performances, tanto atuando, como cantando, foram excelentes, bem como a dos músicos.

As músicas tem um repertório concentrado em bossa nova, samba e MPB e com destaque para o tango Insensatez, dançado por Basílio e Luísa.


Um dos momento muito belos da peça - O tango Insensatez


extremamente Também foram excelentes os desempenhos em relação às expressões faciais e corporais. Vale destaque para Isadora Ferrite, que interpreta a empregada vilã,  e Aline Meneghetti, que interpreta a empregada “boazinha” em relação às expressões faciais.

Luís Araújo constrói muito bem um Basílio sedutor e cínico.

Lígia Paula Machado, que também produz o espetáculo, mostra-se com um domínio completo na interpretação de Luísa, mostrando muito bem todas as faces da personagem: a mulher fútil que destrata a empregada Juliana; a moça sonhadora, aparentemente feliz com seu casamento; a moça que deseja liberdade ao se comparar com Leonora, sua amiga de infância; a mulher que redescobre a paixão ao se envolver com Basílio e a mulher arrependida e desesperada ao ver a verdadeira face do amante e diante da possibilidade de ser descoberta.

O desempenho dos dois juntos está em perfeita sintonia, que pode ser sintetizada na cena em que os dois dançam um tango.

A peça estará em cartaz no Teatro Grande Otelo até o dia 25 de Novembro.

Vale a pena assiti-la.

Serviço:

Quando: de 03 a 25 de Novembro, aos Sábados às 21 horas e Domingos, às 19 horas.

Onde: Teatro Grande Otelo
Liceu Coração de Jesus
Alameda Nothmann, 233,
Campos Eliseos – São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário